26 de fevereiro de 2024

Marca japonesa ‘reinventa’ o garfo de bicicleta

Novo garfo horizontal SideFork promete reduzir o arrasto aerodinâmico a níveis jamais imaginados

A marca japonesa Ceepo apresentou esta semana na feira Eurobike um modelo de bicicleta para triathlon que utiliza um inovador design de garfo que promete reduzir o arrasto aerodinâmico ao mínimo possível.

A nova bicicleta Shadow-R utiliza o conceito de design denominado pela Ceepo como SideFork, ou ‘garfo lateral’. Ao contrário dos garfos comuns, que são utilizados verticalmente, o SideFork é composto por duas barras laterais posicionadas horizontalmente, ligadas à espiga da mesa por um braço de fibra de carbono no formato de meia lua, similar a um para-lamas.

Este arranjo não apenas reduz significativamente o arrasto aerodinâmico como também ajuda a reduzir as vibrações do solo, funcionando como uma espécie de ‘amortecedor’ passivo.

Tanto o quadro quanto o garfo são construídos em fibra de carbono high-modulus, com o peso total de 3,68kg.

 

Ainda sem data de lançamento comercial, o novo quadro Ceepo Shadow-R será vendido com opções de transmissão eletrônica Shimano Di2, SRAM E-Tap e FSA, com preços ainda por serem anunciados.

error: Textos, fotos, artes e vídeos do site MTB Brasília estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não reproduza o conteúdo do jornal em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização