2 de maio de 2024

O uso do óleo de linhaça na montagem de rodas para bicicletas

Lubrificante natural facilita o ajuste dos raios nos nipples e dispensa o uso de adesivos trava-roscas, além de não agredir o meio ambiente

Já imaginou o que o óleo de linhaça pode ter a ver com montagem de rodas de bicicleta?

A montagem e calibração de uma roda é um processo trabalhoso com várias etapas. Os raios são como as cordas de uma guitarra, após o alinhamento da roda é necessário garantir que a tensão de cada raio esteja afinada no mesmo tom, ou seja, que a força de cada raio esteja precisamente igual ao longo de toda a roda, isso garante uma durabilidade sem precedentes, evitando desalinhamentos e quebras de raios por longos anos.

Foto: GreenMe

Para que o construtor da roda consiga apertar o raio o suficiente para chegar nos níveis ideais de tensão é necessário lubrificar o nipple para não ter que lutar tanto contra o atrito e preservar a integridade das peças, mas após a montagem é vantajoso que a rosca fique fixa no lugar para não desenroscar com a vibração e as cargas do uso. Existem vários produtos sintéticos para isso, óleos e trava roscas de baixa intensidade a base de petróleo e outros produtos nocivos.

Foto: PinkBike

Após intensa pesquisa a Dinâmica Bicicletas – empresa brasileira cujo principal diferencial no mercado é a utilização de materiais ambientalmente corretos -, descobriu que o óleo de linhaça possui uma propriedade natural de polimerizar em contato com o ar.

Assim, ao contrário dos lubrificantes sintéticos que precisam ser removidos após a montagem, o óleo de linhaça ‘seca’ após 24 horas, transformando-se em uma cera pegajosa que fixa o raio no nipple, dispensando o uso de adesivos trava-roscas.

Além disso, por ser natural e comestível, o óleo de linhaça não agride o ciclo biológico nem atrapalha os processos de reciclagem dos materiais da roda no final de sua vida útil.

Fonte: Dinâmica Bicicletas

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