21 de abril de 2024
Arnaud Demare - Foto: Divulgação / UCI

Tour de France 2017: Démare vence a 4ª etapa e Sagan é expulso da prova

O campeão mundial foi desclassificado pelo júri após ter derrubado Mark Cavendish nos últimos metros da prova

O ciclista francês Arnaud Démare (FDJ) venceu hoje e 4ª etapa do Tour de France 2017, em um dia onde o maior destaque foi a expulsão do ciclista eslovaco Peter Sagan.

A etapa, realizada em um percurso de 207km entre Mondotf-les-Bains e Vittel, foi definida apenas nos últimos quilômetros, quando o pelotão agrupo-se na chegada. Porém, o que se viu nos últimos momentos da prova foi um verdadeiro festival de tombos que certamente vão dar o que falar.

Nos últimos metros, o francês conseguiu se impor e ficou com a primeira colocação, seguido por Peter Sagan (Bora-Hansgrohe) em segundo e Alexander Kristoff (Katusha-Alpecin) em terceiro. Um incidente envolvendo a queda de vários ciclistas a poucos metros da linha de chegada resultou na expulsão de Sagan do Tour, cedendo o segundo lugar para Kristoff e o 3º para André Greipel (Lotto Soudal).

A expulsão – De acordo com a organização do Tour, nos últimos metros do percurso, Sagan impediu com o cotovelo, que o britânico Mark Cavandish o ultrapassasse pela direita, derrubando o rival e causando um acidente com outros dois atletas (confira o vídeo abaixo).

No início, a organização optou por uma punição mais branda, colocando o eslovaco na última posição da etapa, mas liberando-o para seguir na prova, que vai até o dia 21 de julho. Porém, horas depois, foi emitido um comunicado oficial determinando a expulsão de Peter Sagan.

“Decidimos desqualificar Peter Sagan do Tour de France após o tumultuoso sprint onde ele colocou em perigo outros ciclistas nos últimos metros”, diz a nota oficial.

Cavendish, que foi levado ao hospital reclamando de fortes dores após o acidente, não sofreu fraturas graves, mas ainda é dúvida para a sequência da competição.

Com os resultados de hoje, o britânico Geraint Thomas (Team Sky) permanece à frente na classificação geral, seguido por seu conterrâneo e companheiro de equipe, Chris Froome, 12 segundos atrás.

Resultados da 4ª etapa

# Ciclista (País) Equipe Tempo
1 Arnaud Demare (Fra) FDJ 4:53:54
2 Alexander Kristoff (Nor) Katusha-Alpecin  
3 André Greipel (Ger) Lotto Soudal  
4 Nacer Bouhanni (Fra) Cofidis, Solutions Credits  
5 Adrien Petit (Fra) Direct Energie  
6 Jurgen Roelandts (Bel) Lotto Soudal  
7 Michael Matthews (Aus) Team Sunweb  
8 Manuele Mori (Ita) UAE Team Emirates  
9 Tiesj Benoot (Bel) Lotto Soudal  
10 Zdenek Stybar (Cze) Quick-Step Floors  

Classificação geral após a 4ª etapa

# Rider Name (Country) Team Result
1 Geraint Thomas (GBr) Team Sky 14:54:25
2 Christopher Froome (GBr) Team Sky 0:00:12
3 Michael Matthews (Aus) Team Sunweb  
4 Edvald Boasson Hagen (Nor) Dimension Data 0:00:16
5 Pierre Latour (Fra) AG2R La Mondiale 0:00:25
6 Philippe Gilbert (Bel) Quick-Step Floors 0:00:30
7 Michal Kwiatkowski (Pol) Team Sky 0:00:32
8 Tim Wellens (Bel) Lotto Soudal  
9 Arnaud Demare (Fra) FDJ 0:00:33
10 Nikias Arndt (Ger) Team Sunweb 0:00:34
error: Textos, fotos, artes e vídeos do site MTB Brasília estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não reproduza o conteúdo do jornal em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização