19 de maio de 2024
Volta Ciclística Internacional de Guarulhos - Foto: Divulgação

2ª edição da Volta Ciclística Internacional de Guarulhos acontece entre 19 e 23 de julho

Competição que terá 566 km de percurso total reunirá as principais equipes do país e da América Latina

A cidade de Guarulhos sediará o maior evento de ciclismo do Brasil em 2017. Trata-se da 2ª Volta Ciclística Internacional de Guarulhos, que acontecerá entre os dias 19 e 23 de julho. As melhores equipes do Brasil e da América Latina estarão no município para disputar a competição que terá 566 km de percurso, e além de Guarulhos percorrerá mais seis cidade do Alto Tietê. A largada nos quatro dias de prova será feita no Bosque Maia. 

A corrida percorrerá pelas principais vias da cidade, como Avenida Paulo Faccini, Anel Viário, Marginal do Rio Barquirivu e Rodovia Presidente Dutra. Também passará pelas rodovias mais importantes do Estado de São Paulo, como Ayrton Senna, Carvalho Pinto, Mogi-Dutra e Nazaré Paulista.

Quinze equipes já estão confirmadas para disputar a competição. São elas: Seleção Paulista, Seleção Catarinense, Rio Grande do Sul, Paraná, Rio de Janeiro, Santos, Ribeirão Preto, Rio Claro, São José dos Campos, São Bernardo, Taubaté, Indaiatuba, Guarulhos, além de duas equipes da Argentina. 

Volta Ciclística Internacional de Guarulhos - Foto: Divulgação
Volta Ciclística Internacional de Guarulhos – Foto: Divulgação

Toda a prova será organizada pela Associação Desportiva Facex, por meio da Lei Paulista de Incentivo ao Esporte, e com apoio da Prefeitura de Guarulhos. O presidente da associação, José Claudio do Santos, o Facex, afirmou que o nível da competição está muito alto, pois terá os melhores atletas do Brasil e do mundo. 

“A expectativa para a competição é muito grande. Por aqui (Guarulhos) passarão atletas que disputaram os Jogos Olímpicos e ciclistas reconhecidos internacionalmente. É uma prova que terá uma megaestrutura, que baterá de frente com qualquer evento esportivo de grande porte do mundo”, comentou Facex. 

Corrida traz para a cidade mais de R$ 1 milhão

A 2ª Volta Ciclística Internacional de Guarulhos não terá nenhum custo para os cofres públicos e movimentará a cidade economicamente. De acordo com cálculos feitos pela associação, a prova deixará no município R$ 1,5 milhão. 

“Em cinco dias, as 15 equipes ficarão hospedadas em hotéis da cidade, vão gastar com alimentação, combustível e tudo o que precisarem. Isso dará um retorno mega positivo para Guarulhos”, disse.

Além disso, segundo Facex, a Volta Internacional mostrará que Guarulhos tem boa estrutura viária, ótima rede de hotéis e variada gastronomia. 

Clube da Volta -Novidades em Voltas Ciclísticas pelo Brasil, a prova de Guarulhos receberá o Clube da Volta. 1h30 antes da largada em todos os dias, haverá um espaço reservado no Bosque Maia com coquetel para convidados. Além disso, a organização da prova, durante os cinco dias, montará pista de ciclismo dentro do parque e brinquedos infláveis. Haverá show de abertura e encerramento da Volta. 

Programação

Dia 19 (quarta-feira)

  • 14h – Coletiva de imprensa (Hotel Bristol)
  • 17h – Congresso técnico (Hotel Bristol)
  • 19h – Abertura oficial (Bosque Maia)
  • 19h20 – Desfile das equipes (Bosque Maia)
  • 20h – Pronunciamento das autoridades. Em seguida, show de abertura.

Dia 20 (quinta-feira)

  • 11h – 1ª Etapa – Guarulhos / São José / São José / Guarulhos – 165km

Dia 21 (sexta-feira)

  • 11h – 2ª Etapa – Guarulhos / Mairiporã – 90km

Dia 22 (sábado)

  • 11h – 3ª Etapa – Guarulhos / Nazaré Paulista / Igaratá / Santa Isabel / Guarulhos – 158.3km

Dia 23 (domingo)

  • 8h – 4ª Etapa – Guarulhos / Arujá / Arujá / São Paulo / Guarulhos – 153km
error: Textos, fotos, artes e vídeos do site MTB Brasília estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não reproduza o conteúdo do jornal em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização