25 de maio de 2024
A ciclista russa Olga Zabeinskaya, medalhista de bronze em Londres-2012, é uma das excluídas dos jogos Rio 2016

UCI veta a participação de três ciclistas russos na Rio 2016

Atletas foram afastados por por suposto envolvimento em doping que teria contado com apoio do governo russo

A União Ciclística Internacional (UCI) anunciou à imprensa que três ciclistas russos foram vetados dos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro por supostamente estarem envolvidos em um escândalo de doping denunciado pela Agência Mundial Antidoping (WADA, em inglês) e que envolveria, além dos atletas, dirigentes russos.

De acordo com a entidade máxima do ciclismo mundial, os três atletas – a medalhista olímpica Olga Zabeinskaya, Ilnur Zakarin – vencedor da 17ª etapa do Tour de France deste ano e um terceiro ciclista, cujo nome não foi divulgado, estão ‘potencialmente implicados’ no escândalo. Além deste trio, outros três ciclistas ficarão de fora por decisão do próprio Comitê Olímpico da Rússia (ROC).

A entidade nacional decidiu pelo veto seguindo as definições do Comitê Olímpico Internacional (COI) que, no domingo, deliberou que todo atleta russo que já tenha sido punido anteriormente por doping não poderá competir no Rio de Janeiro.

A decisão foi uma resposta à investigação da WADA, que havia pedido o veto a todos os atletas russos na Olimpíada após a divulgação do relatório McLaren, documento que revelou o sistema de doping institucionalizado no esporte russo.

“A União Ciclística Internacional está identificando as amostras dos ciclistas e também forneceu ao COI os nomes desses três atletas, no contexto da decisão da comissão executiva”, ressaltou o comunicado da UCI.

De acordo com a UCI, outros 11 ciclistas russos estão em condições de vir ao Rio. Em nota, a entidade disse que analisou o histórico de testes destes atletas e chegou à conclusão de que eles cumprem todos os pré-requisitos impostos pelo COI aos russos para competir normalmente na Rio 2016.

error: Textos, fotos, artes e vídeos do site MTB Brasília estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não reproduza o conteúdo do jornal em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização