21 de abril de 2024
Kleber Ramos - Foto: Luis Claudio / CBC

Atletas olímpicos são atração do Campeonato Brasileiro de Ciclismo de Estrada

Kleber Ramos e Clemilda Fernandes estão confirmados na disputa do evento, que começa nesta sexta-feira (24) em Joinville (SC)

Joinville (SC), a cidade das bicicletas, terá um final de semana e tanto! A partir dessa sexta-feira (24) começa o Campeonato Brasileiro de Ciclismo de Estrada, principal evento do calendário nacional da disciplina. Mais de 200 ciclistas estão inscritos na disputa, que vale pontos importantes no ranking brasileiro e internacional. Entre os participantes, vale destacar a presença de Kleber Ramos e Clemilda Fernandes, que irão representar o Brasil nos Jogos Olímpicos do Rio 2016.

Kleber Ramos, mais conhecido como Bozó, vem fazendo uma temporada intensa e pesada na categoria Profissional Continental, a chamada 2ª divisão do ciclismo mundial, foi o melhor brasileiro no evento-teste para a Rio2016 (7º lugar geral) e por isso está muito motivado para disputar sua primeira Olímpiada. O paraibano montou uma preparação pré-olímpica duríssima e a passagem por Santa Catarina é considerada importante e uma das principais metas antes dos jogos. “Preciso competir o máximo possível para estar 100% para o percurso olímpico, que é muito seletivo. Aqui a gente não é acostumado a rodar tanto, mas lá fora o ritmo é outro, muito mais alucinante. Por isso, pretendo treinar o máximo e continuar participando de competições de alto nível para alcançar um bom resultado para o Brasil em agosto”, destacou o ciclista.

Clemilda é a atual campeã brasileira - Foto: Divulgação
Clemilda é a atual campeã brasileira – Foto: Divulgação

Já Clemilda Fernandes, que está indo para a terceira participação nos Jogos, pretende defender com muita garra o título de campeã brasileira na prova de resistência. No mês passado, a goiana conquistou duas medalhas, um ouro e uma prata, em eventos de alto nível na Venezuela, e espera manter o embalo, ficando cada vez mais competitiva para os jogos olímpicos. “Estamos entrando na reta final da preparação e agora é dar o máximo, não pode deixar o ritmo cair. O objetivo é chegar 110% no Rio de Janeiro e mais uma vez representar o meu país da melhor maneira”.

Categorias participantes

Elite – Homens:

  • 23 a 29 anos ou critério técnico (nascidos em 1993 e anos anteriores)

Sub-23 – Homens:

  • 19 a 22 anos (nascidos em 1997 a 1994)

Elite Mulheres:

  • 23 a 29 anos ou critério técnico (nascidos em 1993 e anos anteriores)

Sub-23 – Mulheres:

  • 19 a 22 anos (nascidos em 1997 a 1994)

Programação

23/06 (quinta-feira) – Recepção atletas e equipes

  • 14h30 às 16h30: Confirmação de inscritos e entrega de kits, na sede da Federação Catarinense de Ciclismo
  • 17h: Congresso Técnico no Hotel Ibis Styles

24/06 (sexta-feira) – Prova de Contra-relógio (Estrada do Oeste)

  • 8h: Concentração
  • 9h: Largada

25/06 (Sábado) – Prova de Resistência Elite e Sub-23 Feminino (112km)

  • 10h: Concentração – Fórum de Justiça
  • 11h: Largada

26/06 (Domingo) – Prova de Resistência Elite e Sub-23 Masculino (187,2km)

  • 9h: Concentração – Fórum de Justiça
  • 10h: Largada

Fonte: Confederação Brasileira de Ciclismo

error: Textos, fotos, artes e vídeos do site MTB Brasília estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não reproduza o conteúdo do jornal em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização