28 de maio de 2024
Copa Brasil de Paraciclismo - Foto: Jairo Vieira / FSC

Rio de Janeiro sedia a 2ª Etapa da Copa Brasil de Paraciclismo 2016

Segunda etapa irá reunir os melhores paraciclistas do Brasil entre os dias 17 e 19 de junho no Parque Olímpico de Madureira

Depois do sucesso da 1ª etapa da Copa Brasil de Paraciclismo 2016 – Troféu João Schwindt – em Araraquara, no último final de semana, os paratletas se preparam para enfrentar a segunda etapa que vai acontecer no Rio de Janeiro de 17 a 19 de junho. A Copa Brasil é a competições mais importante do país e ainda é válida como Campeonato Brasileiro da modalidade.

Na primeira etapa não faltaram emoção e exemplos de superação entre os 85 paratletas que disputaram a competição. Para a segunda etapa, no Rio de Janeiro, a expectativa é atrair ainda mais participantes, incluindo a presença de atletas da seleção brasileira, que não puderam estar na primeira etapa por estarem competindo fora do país.

Entre os principais paraciclistas pré-inscritos na segunda etapa no Rio de Janeiro, estão vários medalhistas internacionais como Lauro Chaman, que faturou dois ouros na Copa do Mundo da Bélgica no último final de semana e o catarinense Soelito Gohr, que já foi campeão mundial por três oportunidades e contabiliza vários títulos nacionais.

Somente participam das provas paratletas filiados a CBC nas modalidades masculina ou feminina distribuídos nas categorias Ciclismo C1, Ciclismo C2, Ciclismo C3, Ciclismo C4, Ciclismo C5, Handbike H1, Handbike H2, Handbike H3, Handbike H4, Handbike H5, Tandem B, Tricycle T1 e Tricycle T2. Cada categoria é disputada de acordo com o grau de deficiência física dos atletas seguindo o critério estipulado na classificação funcional.

Depois da etapa do Rio de Janeiro, a Copa Brasil de Paraciclismo 2016 será realizada em outubro, em São José (SC), mas terá a sua grande final em Aracaju (Sergipe) em 27 de novembro. O campeão da Copa Brasil será definido após a somatória dos pontos obtidos nas quatro etapas, definindo também os campeões brasileiros de resistência e contrarrelógio.

A segunda etapa da Copa Brasil de Paraciclismo 2016 – Troféu João Schwindt é organizada e realizada pela Confederação Brasileira de Ciclismo (CBC), Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) e Federação de Ciclismo do Estado do Rio de Janeiro (FECIERJ).

Fonte: Confederação Brasileira de Ciclismo

error: Textos, fotos, artes e vídeos do site MTB Brasília estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não reproduza o conteúdo do jornal em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização