22 de maio de 2024
Clemilda Fernandes - Foto: Jeff Gross / Getty Images

Brasil define representantes do Ciclismo de Estrada para a Rio 2016

Murilo Fischer, Kleber Ramos, Clemilda Fernandes e Flavia Oliveira foram convocados de acordo com os critérios da Confederação Brasileira de Ciclismo

O Brasil terá quatro representantes no ciclismo de estrada para os Jogos Olímpicos do Rio 2016. De acordo com os critérios da UCI, o país já havia garantido duas vagas na prova masculina após o encerramento do ranking de nações da categoria no dia 31 de dezembro de 2015, e agora no último dia 31 de maio de 2016, prazo final para pontuação no ranking de nações feminino, confirmou mais duas vagas entre as mulheres.

Murilo Fischer - Foto: Divulgação
Murilo Fischer – Foto: Divulgação

Pelos critérios de convocação estabelecidos pela CBC (Confederação Brasileira de Ciclismo), que levam em consideração o ranking mundial e as características técnicas mais adequadas para o percurso da prova nos Jogos Olímpicos, carimbaram presença para os Jogos de 2016 os ciclistas Murilo Fischer, Kleber Ramos, Clemilda Fernandes e Flávia Oliveira. Os suplentes são serão Caio Godoy e Janildes Fernandes. A equipe será comandada pelo técnico Adir Romeo.

Kleber Ramos vence a 4ª etapa do Tour do Rio - Foto: Fernando Maia / Divulgação
Kleber Ramos vence a 4ª etapa do Tour do Rio – Foto: Fernando Maia / Divulgação

Os representantes – Murilo Fischer tem sido um dos principais destaques do Brasil na modalidade. Com experiência de mais de 10 anos no ciclismo profissional, o catarinense conquistou em 2015 a famosa “Tríplice Coroa do Ciclismo Mundial”, tornando-se o primeiro e único brasileiro a completar os três grandes Tours do Ciclismo de Estrada: Giro d’Itália, Tour de France e Volta da Espanha. Os Jogos do Rio de Janeiro serão a quinta Olimpíada do brasileiro na carreira.

Clemilda Fernandes - Foto: Maximiliano Blanco / CBC
Clemilda Fernandes – Foto: Maximiliano Blanco / CBC

Kleber Ramos, mais conhecido como Bozó, foi o melhor brasileiro no evento-teste para a Rio 2016, alcançando o 7º lugar, com uma performance muito boa principalmente nos trechos de subida. O paraibano tem se destacado muito nas últimas temporadas no circuito internacional e por isso está embalado para sua estreia em Jogos Olímpicos.

Flávia Oliveira - Foto: Anton Vos
Flávia Oliveira – Foto: Anton Vos

A carioca Flávia Oliveira é atualmente a melhor brasileira no ranking mundial. Flávia faz parte do seleto grupo que integra o ciclismo feminino profissional e tem cumprido um extenso calendário internacional de provas, competindo entre as melhores ciclistas do mundo. A atleta também foi medalhista de bronze no último pan-americano da modalidade e disputará a sua primeira olimpíada.

Já Clemilda Fernandes chega com muita experiência para disputar a sua terceira olimpíada. Após competir várias temporadas no circuito europeu, a ciclista mato-grossense, que atualmente reside em Goiânia, é a atual campeã brasileira na modalidade e segunda melhor brasileira no ranking mundial.

Fonte: Confederação Brasileira de Ciclismo

error: Textos, fotos, artes e vídeos do site MTB Brasília estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não reproduza o conteúdo do jornal em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização