25 de abril de 2024
Foto: Gabriel Heusi / Brasil 2016

Após cancelamento de evento-teste, Rio-2016 anuncia treinos fechados no velódromo em junho

Após o cancelamento do evento-teste do novo velódromo do Rio de Janeiro, construído especialmente para a realização das Olimpíadas 2016, a organização da Rio-2016 anuncia que o mesmo será substituído por uma série de treinos e testes fechados ao público entre os dias 25 e 27 de junho.

A decisão, tomada em conjunto com o Comitê Olímpico Internacional (COI), decorreu-se devido ao atraso na instalação de estruturas de apoio para a construção da pista de madeira. “Optamos por garantir a qualidade da pista para os atletas”, justifica Mario Andrada, diretor-executivo de comunicação do Comitê Rio 2016.

Foto: Gabriel Heusi / Brasil 2016
Foto: Gabriel Heusi / Brasil 2016

Projetada pelo alemão Ralf Schurmann – que tem em seu currículo sete pistas de velódromos olímpicos e 22 mundiais –, a instalação segue um protocolo de montagem que leva cerca de seis semanas. “Recebemos a instalação no dia 29 de fevereiro e esperávamos concluir a fase de preparação prévia até 10 de março, mas demorou mais do que o previsto”, explica Gustavo Nascimento, diretor de instalações do Rio 2016. “Schurmann tem muita experiência e o trabalho dele respeita uma sequência que não pode ser apressada”.

Foto: Gabriel Heusi / Brasil 2016
Foto: Gabriel Heusi / Brasil 2016

Após a conclusão da estrutura, a expectativa dos organizadores é que a Prefeitura do Rio de Janeiro retome as atividades e conclua o acabamento para que o velódromo seja entregue com capacidade total em 31 de maio. “Os ganhos em terminar a pista com qualidade são maiores do que o simbolismo de não se fazer um evento-teste”, disse Andrada.

Com capacidade para receber até cinco mil pessoas, o novo velódromo será uma instalação permanente, integrada ao Centro Olímpico de Treinamento (COT).  A competição olímpica de ciclismo de pista será realizada entre 11 e 16 de agosto. Já o ciclismo dos Jogos Paralímpicos ocorrerá entre os dias 8 a 11 de setembro.

error: Textos, fotos, artes e vídeos do site MTB Brasília estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não reproduza o conteúdo do jornal em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização