21 de abril de 2024

Estado norte-americano do Colorado investirá US$100mi em infraestrutura para bicicletas

Segundo o governador, a meta é tornar o estado o melhor lugar dos Estados Unidos para se pedalar

O governador do estado norte-americano do Colorado, John Hickenlooper, anunciou esta semana que o estado investirá, nos próximos quatro anos, cerca de 100 milhões de dólares em programas de infraestrutura ciclística.

O dinheiro será utilizado para proporcionar aos seus habitantes maior acesso às bicicletas, através da construção de ciclovias, estacionamentos, sinalização, aluguel de bicicletas compartilhadas e campanhas educativas para motoristas, além de programas de manutenção de trilhas de mountain bike.

Segundo o governador, a ideia é tornar o Colorado o melhor estado dos Estados Unidos para se pedalar uma bicicleta.

O ciclismo faz parte da cultura esportiva do estado do Colorado
O ciclismo faz parte da cultura esportiva do estado do Colorado

“A ideia é dar um exemplo para o país no que diz respeito à utilização da bicicleta. Não tenho dúvidas que esta política irá proporcionar ao estado um crescimento na indústria do turismo e do desenvolvimento sustentável, além de avançar nossa meta de tornar o Colorado o estado mais saudável da nação”, disse Hickenlooper.

Em um país onde os níveis de obesidade e sedentarismo atingem níveis alarmantes, o  Colorado anda na contramão, tendo sido ranqueado recentemente como o estado com a população mais fisicamente ativa do país. Ainda assim, os níveis de obesidade de seus habitantes atingem a marca de 23% o que, segundo Hickenlooper, deverá sofrer uma queda substancial com o novo programa.

Mountain bike – Um dos destinos mais procurados nos Estados Unidos para a prática do Mountain Biking, o estado do Colorado possui mais de 8.000 quilômetros de trilhas regulamentadas para a prática do esporte.

O estado do Colorado é um dos destinos favoritos para a prática do Mountain Biking - Foto: Leisa Gibson / Keystone
O estado do Colorado é um dos destinos favoritos para a prática do Mountain Biking – Foto: Leisa Gibson / Keystone

Parcerias público-privadas irão beneficiar-se do orçamento para a manutenção e recuperação de trilhas no estado.

Pioneirismo – O anúncio do novo programa de infraestrutura cicloviária ocorreu durante a Interbike, maior feira de bicicletas do país, que está sendo realizada em Nevada, Las Vegas.

Hickenlooper é o primeiro governado de um estado norte-americano a participar da Interbike em seus 33 anos de história.

error: Textos, fotos, artes e vídeos do site MTB Brasília estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não reproduza o conteúdo do jornal em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização