24 de fevereiro de 2024
Pódio da Elite masculino - Foto: Wesley Kestrel / CBC

Vento forte aumenta a adrenalina da prova de Contra-Relógio do Brasileiro de Estrada em Araraquara

Apesar das dificuldades, Magno Nazaret e Daniela Lionço conquistaram o ouro na categoria Elite. Ana Paula Casetta foi o destaque do dia faturando o título na Sub-23

O primeiro dia do Campeonato Brasileiro de Ciclismo de Estrada, que teve início nesta sexta (26), mostrou que a disputa pelo título de 2015 será realmente emocionante em todas as provas. As rajadas de vento forte na cidade de Araraquara deixaram a prova de Contra-Relógio duríssima, testando a habilidade e a concentração dos pilotos. Melhor para Daniela Lionço (22min58s935), que surpreendeu vencendo nos milésimos a campeã de 2014 na prova, Ana Paula Polegatch (22min58s991), segunda colocada nesta sexta-feira, e ainda Flávia Oliveira (23min00s840), ouro na prova de resistência da temporada passada e terceira no Contra-Relógio de 2015.

“Ainda não estou acreditando. Meu treinamento na verdade foi mais para a prova de resistência e não para o contra-relógio. Mas foi um bom dia, controlei bem a respiração e a passada, me concentrei e por milésimos conquistei esse ótimo resultado, graças à Deus”, disse a atleta do Team Osasco.

Na Elite masculina, a experiência de Magno Prado fez a diferença. O sul-matogrossense cravou 43min20s01, sendo seguido por Marcos Novello (44min29s31) e Rodrigo do Nascimento (44min30s25), segundo e terceiro colocados, respectivamente.

“Foi uma prova longa e com o vento castigando bastante. Tive que usar toda minha experiência para poder dosar meu ritmo, procurei me manter muito focado para não perder o momento e nos últimos 10 quilômetros arrematar esse Contra-Relógio”, contou Magno, que havia sido campeã da prova também em 2011.

Nova geração – Mas não foi apenas na elite que os resultados surpreenderam. Na categoria sub-23, Ana Paula Casetta, 19 anos, que está em seu primeiro ano na categoria, estreou com vitória, fechando o cronômetro em 24min48s98, quase dois minutos à frente da segunda colocada, Victoria Martins Remaili (26min35s61). Em terceiro lugar ficou Larissa Castelari (27min05s59). Na sub-23 masculina subiram ao pódio Fernando Finkler (46min06s55), ouro, Lucas Motta (46min44s21), prata, e Endrigo Pereira (47min21s71), bronze.

Sub-23 Feminino - Foto: Wesley Kestrel / CBC
Sub-23 Feminino – Foto: Wesley Kestrel / CBC

“Estava com medo da transição da júnior pra sub-23, é algo que preciso trabalhar mais. Porém, fiz o 10º tempo na Elite Adulto e quero melhorar ainda mais. Estou muito feliz pela conquista”, disse Ana Paula, medalha de ouro na Olimpíada da Juventude de Nanquim/2014, na prova de resistência do Ciclismo de Estrada.

As competições seguem neste sábado (27) com as provas de resistência das categorias Sub-23 e Elite feminino. No domingo (28) será a vez dos homens (Sub-23 e Elite masculino) encerrarem a competição também com as provas de resistência. Detalhes do percurso podem ser visualizados aqui.

Programação

  • Dia 27 (Sábado): Prova de Resistência – Feminino Sub-23 e Elite
  • Concentração 7h / Largada 8h
  • Dia 28 (Domingo): Prova de Resistência – Masculino Sub-23 e Elite
  • Concentração 7h / Largada 8h

Últimos campeões

2014

  • Antonio Garnero/Flávia Oliveira (Resistência) – Ana Paula Polegatch/Pedro Nicacio (Contra-Relógio)

2013

  • Rodrigo Nascimento/Luciene Ferreira (Resistência) – Luiz Amorim/Clemilda Fernandes (Contra-Relógio)

2012

  • Otavio Bulgarelli/Luciene Ferreira (Resistência) – Luiz Amorim/Luciene Ferreira (Contra-Relógio)

Fonte: Confederação Brasileira de Ciclismo

error: Textos, fotos, artes e vídeos do site MTB Brasília estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não reproduza o conteúdo do jornal em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização