23 de junho de 2024
Foto: Ney Evangelista/Festival Brasil Ride

Elton Pedroso vence etapa do circuito mundial de ciclismo de estrada do Festival Brasil Ride

Prova, de 68,7km, foi realizada na região de Pardinho (SP) e abriu o Festival Brasil Ride Botucatu, que vai até domingo (7). Entre as mulheres, a campeã foi Cristiane da Silva

O Road UWCT Brasil Ride, única prova do circuito mundial amador da UCI realizada na América Latina, abriu a terceira edição do Festival Brasil Ride Botucatu, nesta quinta-feira (4), na região da Cuesta, em Pardinho (SP), com cerca de 800 inscritos. O campeão geral entre os homens foi Elton Pedroso (Memorial/ Santos, tempo de 1h53min41s597)), seguido de perto por Orlando Alves (Specialized Factory Racing Team, com 1h53min41s732) e Willian Poiani (Velo Clube/Rio Claro, com 1h53min42s116). Entre as mulheres, venceu Cristiane Pereira da SIlva (Carrefour/Funvic/Soul, 2h11min12s878), seguida por Viviane Lourenço (Osasco/Alta Performance, 2h17min59s300) e Paula Proença (Cannondale/Suzano, 2h30min17s948).

Elton conseguiu superar o campeão do ano passado, Raphael Catalão (JC Bikes), no trecho inicial de serra – cerca de 6km ao todo -, quando formou o pelotão dianteiro com Orlando Alves e Willian Poiani. “Um pouco antes de terminar a serra, nós três conseguimos nos distanciar dos outros ciclistas. E nesse circuito, se você abre no começo da prova, é muito difícil de ser alcançado”, explicou Elton.

Elton, o "Rei da Cuesta" - Foto: ZDL / Divulgação
Elton, o “Rei da Cuesta” – Foto: ZDL / Divulgação

O campeão não poupou elogios à organização do festival, fruto de uma parceria que envolveu a Roma Sports Mkt, as prefeituras de Botucatu e Pardinho e o Ministério do Esporte. “O evento está sendo maravilhoso, e a prova é do estilo que eu gosto, bem seletiva, só vem para cá quem está bem treinado. Serviu como preparação de alto nível para o Campeonato Brasileiro de Estrada (entre 25 e 28 de junho)”.

O vice-campeão, Orlando Alves, também estava muito feliz. “Eu e o Elton chegamos juntos, no mesmo segundo. Ele cruzou só um pouco à frente. Mas nem me preocupei, porque ele é de outra categoria de idade (35 a 39) e eu venci a minha, de 19 a 34 anos. Por isso também me considero campeão”, garantiu Orlando.

Cristiane, por sua vez, chegou ao fim do trecho de serra já com folga na liderança entre as mulheres. “A prova foi definida na serra. Mais ou menos no km 3, eu e a Viviane nos distanciamos das outras ciclistas. Quando chegamos ao trecho plano e começamos a descer, formamos um novo pelotão com atletas do masculino”, resumiu a campeã.

Os 68,7km do percurso também foram exaltados por Cristiane, que já conhecia o circuito, mas nunca havia competido. “A pista é show de bola, o que todo ciclista sonha, e serve como ótima preparação para o Brasileiro”.

Programação

Dia 5 (sexta-feira)

  • Warm Up Brasil Ride Pró: segunda etapa, de 76,4km de MTB. Largada às 10h.
  • Palestras a partir de 16h: Corrida em Trilha (por Rafael Campos), Dicas Shimano, Preparação para o Brasil Ride (por Adriana Nascimento) e Novidades do Brasil Ride.

Dia 6 (sábado)

  • Warm Up Brasil Ride Pró: terceira etapa, de 107km de MTB. Largada às 8h.
  • Warm Up Brasil Ride Sport: prova de 71km de MTB. Largada às 10h.
  • Corrida Kids: prova infantil de 1km. Largada às 11h.

Dia 7 (domingo)

  • Trail Run Brasil Ride: corrida de montanha de 16km (Pró) e 6km (Sport). Largadas às 9h (Pró) e 10h (Sport).
  • Passeio Ciclístico: largada às 8h30.
error: Textos, fotos, artes e vídeos do site MTB Brasília estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não reproduza o conteúdo do jornal em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização