21 de abril de 2024
Ilnur Zakarin - Foto: Tim de Waele / TDWSport.com

Giro d’Italia: Ciclista russo Ilnur Zakarin vence a 11ª etapa

Espanhol Alberto Contador, da equipe Tinkoff-Saxo, mantém a liderança na Classificação Geral

O ciclista russo Ilnur Zakarin, da equipe Katusha, venceu hoje de forma isolada a 11ª Etapa do Giro d’Italia, realizada em um percurso de 153km entre as localidades de Forli e Imola.

Em um percurso extremamente escorregadio devido à chuva, Zakarin, que foi o vencedor da última edição do Tour da Romandie, cruzou a linha de chegada com 53 segundos de vantagem sobre o segundo colocado, o colombiano Carlos Betancur. Em terceiro lugar chegou o italiano Franco Pellizotti.

Com o resultado, o espanhol Alberto Contador, da equipe Tinkoff-Saxo, permanece o líder na Classificação Geral, com 3 segundos de vantagem sobre o italiano Fabio Aru, segundo colocado.

Comissários penalizam Richie Porte por auxílio irregular

Um pneu furado e 6km da linha de chegada da 10ª etapa do Giro d’Italia complicou a situação do australiano Richie Porte. O ciclista, que é uma dos mais cotados ao título deste ano, foi penalizado nesta terça-feira em dois minutos por ter se beneficiado de um apoio mecânico irregular e terminou o dia na 12ª colocação da Classificação Geral, a 3m09s do líder Alberto Contador.

Porte foi obrigado a parar quando faltavam apenas 6 quilômetros para a meta final. Na tentativa de atenuar o atraso decorrente de um pneu furado, o ciclista foi auxiliado por um compatriota, Simon Clarke, da equipe Orica, que lhe cedeu uma roda para sua bicicleta. Embora considerado fair play, a ajuda não foi bem recebida pela organização da prova, já que, segundo os regulamentos da corrida, a ajuda mecânica de que beneficiou foi irregular e resultou na penalização.

“É uma pena para um ciclista que tinha a expectativa de vestir a Camisa Rosa no contra-relógio do próximo sábado. Sabemos que o erro não foi intencional, mas devemos respeitar o regulamento”, afirmou o diretor do Giro, Mauro Vegni. “Não me recordo de um acontecimento deste gênero em toda a história da competição”, acrescentou.

Classificação da 11ª Etapa

# Ciclista (País) Equipe Tempo
1 Ilnur Zakarin (Rus) Team Katusha 3:55:08
2 Carlos Betancur (Col) AG2R La Mondiale 0:00:53
3 Franco Pellizotti (Ita) Androni Giocattoli
4 Benat Intxausti (Spa) Movistar Team
5 Diego Rosa (Ita) Astana Pro Team
6 Steven Kruijswijk (Ned) Team LottoNL-Jumbo
7 Ryder Hesjedal (Can) Cannondale-Garmin Pro Cycling Team
8 Maciej Paterski (Pol) CCC Sprandi Polkowice 0:00:58
9 Philippe Gilbert (Bel) BMC Racing Team
10 Juan Jose Lobato (Spa) Movistar Team 0:01:02

Classificação geral após a 11ª Etapa

# Ciclista (País) Equipe Tempo
1 Alberto Contador (Spa) Tinkoff-Saxo 46:54:19
2 Fabio Aru (Ita) Astana Pro Team 0:00:03
3 Mikel Landa Meana (Spa) Astana Pro Team 0:00:46
4 Dario Cataldo (Ita) Astana Pro Team 0:01:16
5 Roman Kreuziger (Cze) Tinkoff-Saxo 0:01:46
6 Rigoberto Uran (Col) Etixx – Quick-Step 0:02:10
7 Giovanni Visconti (Ita) Movistar Team 0:02:12
8 Damiano Caruso (Ita) BMC Racing Team 0:02:20
9 Andrey Amador (CRc) Movistar Team 0:02:24
10 Leopold Konig (Cze) Team Sky 0:02:30
error: Textos, fotos, artes e vídeos do site MTB Brasília estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não reproduza o conteúdo do jornal em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização