25 de abril de 2024
Medalha de bronze para o Brasil - Foto: CBC / Divulgação

Clemilda Fernandes é medalha de bronze no Pan-Americano do México

Medalha foi conquistada nesta quinta 7 durante a prova de contra-relógio Individual

A ciclista brasileira Clemilda Fernandes conquistou, nesta quinta (7), a medalha de bronze na disputa da prova contra-relógio individual do Campeonato Pan-Americano de Ciclismo de Estrada Elite e Sub23, que está sendo realizado no México com presença de 16 países. O campeonato segue até o próximo domingo com atletas da seleção brasileira em todas as provas.

Clemilda garantiu a terceira colocação depois de percorrer 21,6 quilômetros com o tempo de 29min27s. A medalha de ouro foi conquistada pela americana Carmen Small (medalha de ouro no último mundial), com o tempo de 27min55s, seguida pela canadense Tara Witten, medalha de prata, que marcou 28min10s. A seleção ainda contou com a quarta colocação conquistada pela atleta Ana Paula Polegatch que fez 29min41s.

“A prova foi muito disputada e estou feliz com a medalha de bronze. O nível do Pan está bastante alto, com grandes atletas em busca da vitória. Estarmos diretamente nessa briga nos mostra que estamos no caminho certo. Gostaria de agradecer a confederação e Caixa Econômica Federal pelo trabalho que vêm realizando no ciclismo feminino, à Força Aérea Brasileira FAB, e todas as pessoas que estão na torcida pelos bons resultados da nossa seleção”, declarou Clemilda.

Na prova da Sub23 masculino, o brasileiro Endrigo Pereira largou forte e se manteve entre os primeiros colocados durante toda a primeira volta. Após abrir a segunda volta, no total de quatro voltas, Endrigo acabou se envolvendo em um pequeno tombo onde perdeu segundos preciosos. Apesar do susto, o atleta voltou para a competição e fez uma prova de recuperação nas duas últimas voltas, completando os 28,8 quilômetros na quarta colocação, marcando 36min03s. O mexicano Ignacio Prado levou o ouro (35min06s), seguido pelo argentino Sebastian Trillini (35min19s) e o chileno Jose Rodriguez (35min21s).

Com presença do atual campeão Pan-Americano, o chileno Carlos Oyarzun, a prova da Elite manteve o alto nível da competição. O melhor ciclista brasileiro foi Pedro Nicacio, que cravou o tempo de 53min38s para percorrer os 43,2 quilômetros de prova. Magno Prado, que também representou a seleção, terminou na quinta posição com 53min55s. A medalha de ouro ficou com o chileno Carlos Oyarzun (51min56s), enquanto a prata foi para o guatemalteco Manuel Oseas (52min41s) e o bronze para o argentino Alejandro Duran (53min07s).

A seleção volta a competir no sábado, 9 de maio, disputando as provas de resistência da Elite Feminino (83km) e Sub23 masculino (140km). No feminino competem as atletas Clemilda Fernandes, Janildes Fernandes, Ana Paula Polegatch, Luciene Ferreira e Camila Coelho, enquanto na Sub23 masculino, o representante será Endrigo Pereira. O encerramento acontece no domingo, 10, com a prova de resistência para a categoria Elite masculino.

Fonte: Confederação Brasileira de Ciclismo

error: Textos, fotos, artes e vídeos do site MTB Brasília estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não reproduza o conteúdo do jornal em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização