21 de fevereiro de 2024
Katharine Hall cruza alinha de chegada - Foto: ANSL

5ª etapa do Tour de San Luis tem dobradinha brasileira no pódio

Vitória da etapa ficou com a americana Katharine Hall, da equipe UnitedHealtCare. Faltando apenas uma etapa para o final, a Seleção Brasileira lidera duas classificações

O ciclismo brasileiro apareceu com muita força nesta quinta, 15 de janeiro, durante a quinta e decisiva etapa do Tour Feminino de San Luis, que está sendo disputado na Argentina. Além da segunda colocação conquistada por Janildes Fernandes, da Seleção Brasileira, Uenia Fernandes, que defende a equipe italiana Ale Cipollini, ficou com a terceira colocação e protagonizou uma dobradinha para o Brasil.

Pódio da 5ª etapa - Foto: CBC / Divulgação
Pódio da 5ª etapa – Foto: CBC / Divulgação

Todos já esperavam uma etapa bastante difícil e estudada pelas principais candidatas ao título. A definição aconteceu logo nos primeiros quilômetros, quando sete atletas (Katharine Hall, Cristina Greve, Daniel Guajardo, Talía Aguirre, Uenia Fernandes, Janildes Fernandes e Francesca Pattaro) decidiram atacar do grupo principal. A tática deu certo e aos poucos a vantagem foi sendo ampliada. Após a disputa da primeira meta de sprint, no km 35, vencida por Janildes Fernandes, o grupo com sete atletas começou a se desfragmentar até restar apenas duas ciclistas, a brasileira Janildes e a americana Katharine.

A vitória da etapa ficou com a americana Katharine Hall, da equipe United Health Care, mas quem comemorou foi a brasileira Janildes Fernandes, que defende a Seleção Brasileira, e conquistou a segunda colocação, assumindo a classificação geral individual da competição. Para completar a festa verde e amarelo, o Brasil ainda teve Uenia Fernandes, da Ale Cipollini completando o pódio. O quarto posto também ficou para o Brasil, com a atleta Flávia Oliveira.

No pódio, Janildes comemorou e dedicou a vitória para o seu filho Keven de apenas um ano. “A etapa foi muito difícil. O sol forte e o ritmo acelerado desde o início exigiu muita concentração e raça para conseguir chegar até o final. Fiz uma prova tática e acabou tudo dando certo. O trabalho que todas as meninas da Seleção Brasileira está fazendo aqui na Argentina é fantástico. Precisamos entrar na última etapa com força total para garantir essa vitória para o Brasil”, destacou.

“Aproveito para dedicar esse meu resultado e a liderança para meu filho Keven, de apenas um ano que ficou no Brasil. Também preciso agradecer a oportunidade que a CBC e a Caixa Econômica Federal vem proporcionando, além do apoio da FAB”, concluiu Janildes.

Janildes assumiu a ponta com 7h57min06s. A americana Lauren Stephens, aparece na segunda colocação a apenas um segundo da brasileira. Ana Paula Polegatch manteve a terceira colocação geral e agora está a 16 segundos de Janildes. Flávia Oliveira (Ale Cipollini) subiu para a sétima colocação geral. Entre as equipes, a Seleção Brasileira voltou a assumir a primeira colocação com 23h52min57s. Camila Coelho que liderava a classificação de montanha caiu para a segunda colocação com 9 pontos, um ponto a menos que a líder Katharine Hall.

A última etapa acontecerá nesta sexta-feira, 16 de janeiro, onde as atletas terão que pedalar 80,4km na cidade de San Luis. O percurso não apresenta grandes dificuldades e provavelmente a etapa será definida no Sprint final.

Classificação geral após a 5ª etapa

Janildes Fernandes Seleção Brasileira
Lauren Stephens Tibco/SVB
Ana Paula Polegatch Seleção Brasileira
Katharine Hall United Health Care
Carla Álvarez Xirayas de San Luis
Kristal Doebel Tibco/SVB
Flavia Oliveira Ale Cipollini
Valeria Muller Acimproba / Orbai
Scotti Wilborne United Health Care
10º Alison Tetrick Xirayas de San Luis

Fonte: Confederação Brasileira de Ciclismo

error: Textos, fotos, artes e vídeos do site MTB Brasília estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não reproduza o conteúdo do jornal em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização