24 de fevereiro de 2024

GB Transplant Cycling, um exemplo de superação e amor ao ciclismo

Um coração que bate no peito. Um rim que filtra o sangue. Quem tem saúde muitas vezes nem se dá conta da importância dos órgãos, mas quando um deles falha, só uma nova peça para o motor não parar. E ninguém melhor do que um transplantado para provar que é possível renascer.

Na Grã-Bretanha, um grupo de ciclistas prova diariamente esta máxima. Trata-se da GB Transplant Cycling, uma equipe de ciclismo formada unicamente por atletas transplantados. Seus objetivos, além do pódio e da auto superação, incluem fazer campanha pela doação de órgãos e promover a total reabilitação de seus membros através do esporte.

GB Transplant Cycling Team

“Cerca de 60% dos britânicos consideram que se registrar como doador de órgãos é uma ideia brilhante, mas na prática poucos o fazem. No Reino Unido, 3 pessoas morrem diariamente nas filas de espera por transplantes. Somos todos pessoas beneficiadas com a doação de órgãos e gostaríamos que outras pessoas tivessem a mesma oportunidade também”, disse Ottilie Quince, capitã da equipe.

Formada por 14 ciclistas que sofreram intervenção cirúrgica para o transplante de rins, fígado, medula óssea ou coração, a GB Transplant Cycling não recebe nenhum tipo de incentivo financeiro governamental. Para poderem participar de provas e competições, seus membros dependem exclusivamente de doações de simpatizantes de sua causa, o que não desestimula de forma alguma a vontade de vencer.

GB Transplant Cycling Team

Entre as metas ciclísticas da equipe está representar a Grã-Bretanha na World Transplant Games, competição que será realizada na Argentina em agosto deste ano. Na última edição da competição, realizada em 2013 em Durban, a equipe conquistou nada menos que 19 medalhas, incluindo 9 de ouro, uma prova de que disposição e saúde é o que não falta para estes guerreiros sobre duas rodas.

GB Transplant Cycling Team

error: Textos, fotos, artes e vídeos do site MTB Brasília estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não reproduza o conteúdo do jornal em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização