24 de abril de 2024

Holanda testa ciclovia que gera energia elétrica para e-bikes

SolaRoad terá células fotovoltaicas para converter energia solar em elétrica para alimentar as bicicletas elétricas que trafegam sobre ela

Situada a 25 quilômetros de Amsterdam, a cidade holandesa de Krommenie será palco de um projeto inovador nas áreas de mobilidade urbana e energética. Trata-se da SolaRoad, uma incrível ciclovia que utiliza como pavimento módulos compostos por células voltaicas, capazes de produzir energia elétrica que pode ser aproveitada não apenas para a iluminação da pista, mas também alimentar as baterias das bicicletas elétricas que transitam sobre ela, através da tecnologia de indução magnética.

Solaroad

Segundo Sten DeWit, um dos responsáveis pelo projeto SolaRoad, a ciclovia é um projeto experimental que visa estudar a potencialidade da tecnologia. De acordo com ele, a ideia é que em um futuro próximo, rodovias construídas com este pavimento especial possam ser utilizadas para alimentar os automóveis e ônibus através de uma energia limpa e renovável.

Um dos maiores desafios na construção da ciclovia é a desenvolvimento de um painel solar que proporcione boa captação de energia solar, mesmo que sua superfície esteja coberta pela sujeira das ruas. Além disso, o pavimento da ciclovia, que é construído em módulos de 2,5 por 3,5 metros, precisa ser resistente o suficiente para aguentar o peso dos veículos sobre ela.

Solaroad

Segundo DeWit, a ciclovia SolaRoad não apenas cumpre estes requisitos como possui uma superfície com bom atrito para ser utilizada por qualquer tipo de veículo.

A ciclovia de Krommenie, que será inaugurada no próximo dia 12 de novembro, deverá ter uma produção de energia inferior em 30 por cento em relação à produzida pelos painéis solares convencionais, já que estes últimos podem ser alinhados com o Sol.

error: Textos, fotos, artes e vídeos do site MTB Brasília estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não reproduza o conteúdo do jornal em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização