18 de abril de 2024
Ageu Ferreira, vencedor da Elite - Foto: CBC / Divulgação

Atletas estreiam forte e somam os primeiros pontos da Copa Norte/Nordeste de Ciclismo

Ageu Ferreira, vencedor da Elite - Foto: CBC / Divulgação
Ageu Ferreira, vencedor da Elite – Foto: CBC / Divulgação

Estado do Pará sai na frente ao conquistar quatro medalhas de ouro, seguido pela Bahia, que faturou três ouros

A estreia da edição 2014 da Copa Norte/Nordeste de Ciclismo aconteceu com muita velocidade através da prova de Contra-Relógio Individual disputada nesta sexta-feira, 22 de agosto, com um percurso de 7,3 km para todas as categorias. O trajeto, que aparentemente não trazia muitas dificuldades, acabou surpreendendo os competidores pelo forte vento que acompanhou toda a prova.

O dia começou com a realização do congresso técnico, onde os dirigentes de onze estados estiveram presentes para oficializar a abertura da Copa Norte/Nordeste 2014 e definir todos os detalhes que estarão fazendo parte dos três dias de competições no Macapá (AP). Na ocasião, também ficou pré-definida, por votação, entre os estados presentes, que a Copa Norte/Nordeste 2015 será realizada no estado do Maranhão.

No período da tarde, durante a prova Contra-Relógio, os ciclistas passaram por uma avaliação criteriosa da Confederação Brasileira de Ciclismo, que aferiu todas as bicicletas antes da largada, de acordo com as regras da União Ciclística Internacional, e proporcionou uma prova justa, definida com muita raça e determinação pelos atletas presentes.

Demonstrando muito entrosamento e decidida a brigar pelo título, o estado do Pará encerrou o primeiro dia de competições com quatro medalhas de ouro, quatro de bronze e uma de prata. O principal resultado apareceu na categoria Elite, com o atleta Ageu Ferreira, que não deu chance aos adversários e conquistou a primeira colocação depois de completar o percurso de 7,2km em 9min20s.Vander de Melo, do Tocantins, terminou em segundo, e Andrei Dorea, de Sergipe, completou o pódio. A Bahia aparece na segunda colocação com três ouros, duas pratas e dois bronzes.

“Eu fiz um trabalho muito forte para disputar essa prova de Contra-Relógio. A minha tática foi saber dosar bem a força, porque o vento na ida era a favor, mas na volta encontrávamos o um vento contra muito forte, então acabei administrando bem esse fator e conseguir sair com a vitória”, declarou Ageu.

Outro destaque que já vem se consolidando durante vários anos nas competições do Norte e Nordeste foi alcançado pelos atletas Breno Morais e Victor Fernandes, representantes de Sergipe. Os dois atletas competem na categoria Junior e fizeram uma linda dobradinha. Breno conquistou o ouro com 9min34s, seguido por Victor com 9min52s.

A prova feminina protagonizou a disputa mais apertada do dia e pouco mais de um segundo definiu a medalha de ouro. A vitória ficou com a baiana Cristiane Duque, cravando o tempo de 10min58s903, seguida pela amazonense Rebeca do Nascimento que fez 11min00s515. Tassya Brasil conquistou a medalha de prata com 11min11s.

Nas demais categorias os campeões foram: Robert Allian, da categoria Juvenil; Ademilton dos Santos, da Máster 30-34 anos; Jaime de Sousa, da Máster 35-39 anos; Jose de Souza, da Máster 40-44 anos; Raimundo Raniery, na Máster 45-49 anos; Antonio Cesar, na Máster 50-54 anos; Evandro Oliveira, na Máster 55-59 anos e Eliseo Antonio, na Veterano.

“Hoje fizemos a abertura oficial da Copa Norte/Nordeste e estamos muito contentes por trazer novamente a competição para o nosso estado. A última vez que realizamos uma Copa foi há quatorze anos. Estamos com um grande grupo dividido entre a organização do evento e a nossa seleção. Decidimos fazer desta forma porque apesar de sermos os anfitriões e o objetivo maior ser receber todos os competidores da melhor forma e trabalhar para termos um evento de alto nível, também estaremos buscando a vitória nas provas e brigando pela classificação geral”, declarou Antonio Carlos, presidente da Federação Amapaense de Ciclismo (FAC).

A 37ª edição da Copa Norte/Nordeste de Ciclismo é uma realização e organização da Confederação Brasileira de Ciclismo (CBC) e Federação Amapaense de Ciclismo.

Fonte: Confederação Brasileira de Ciclismo

error: Textos, fotos, artes e vídeos do site MTB Brasília estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não reproduza o conteúdo do jornal em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização