18 de abril de 2024
Foto: Brito/GDF

GDF divulga chamada pública para nova etapa do Bike Brasília

Empresas interessadas em operar o sistema na Ceilândia e em Samambaia já podem encaminhar propostas

Foto: Brito/GDF
Foto: Brito/GDF

Foi publicado no Diário Oficial do Distrito Federal (DODF) o chamamento público para envio de propostas das empresas interessadas em operar o sistema das bicicletas compartilhadas nas cidades-satélites de Ceilândia e Samambaia. A abertura dos envelopes com as ofertas será feita no dia 28 deste mês.

As bicicletas laranjinhas se tornaram uma verdadeira “febre” entre os brasilienses. As bikes compartilhadas trouxeram novos hábitos à população do DF, que passou a aproveitar as belezas de Brasília sobre duas rodas. No Plano Piloto, onde a novidade já existe, há vários pontos para pegar as bikes e sair pedalando.

Mais de 45 mil pessoas já se cadastraram no projeto Bike Brasília. Até o momento, já foram realizadas mais de 50 mil viagens, segundo o Governo do Distrito Federal (GDF). São ao todo 30 estações em pleno funcionamento, de um total de 40 previstas. O governo prevê que as últimas 10 estejam em operação no Plano Piloto ainda na primeira quinzena de agosto, totalizando 400 bicicletas.

A ideia é garantir a mobilidade por bicicletas em regiões que já possuem malha cicloviária, facilitando o deslocamento e a segurança dos moradores. O morador da Ceilândia Sérgio Luiz vê com bons olhos a chegada das bikes à cidade: “Já utilizo o sistema no Plano Piloto para chegar ao trabalho. Me desloco com segurança e não enfrento engarrafamento. Agora terei esse sistema na minha cidade e vou realizar pequenos trajetos com facilidade”, comemorou.

As ações previstas no edital não implicam em qualquer ônus financeiro para o Distrito Federal. A fase inicial de implantação será experimental, assim como em Brasília. O objetivo é oferecer aos usuários transporte não motorizado, como solução sustentável para facilitar o deslocamento urbano e melhorar o trânsito.

Para conhecer todos os detalhes da publicação, clique aqui.

error: Textos, fotos, artes e vídeos do site MTB Brasília estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não reproduza o conteúdo do jornal em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização