22 de junho de 2024

Copenhague, a cidade que abraça os ciclistas

CopenhagueNa capital dinamarquesa, estacionamentos para bikes são comuns, assim como sinalização para ciclistas e uma rede integrada de ciclovias e ciclofaixas

Copenhague é conhecida mundialmente por ser uma cidade totalmente ciclável e com infraestrutura de sobra para os ciclistas, além da qualidade de vida acima da média.

A cidade europeia possui mais bicicletas que habitantes e, diariamente, 50% da população se desloca dessa forma. Estacionamentos para bikes são comuns, assim como sinalização para ciclistas e uma rede integrada de ciclovias e ciclofaixas. É o paraíso ou não é?

Os correspondentes universitários, brasileiros em intercâmbio, Renata Bassani e Thales Camargo, fizeram uma matéria e produziram um vídeo com dados sobre a estrutura cicloviária de Copenhague. Assista a seguir:

Por aqui no Brasil, assim como em muitas outras partes do mundo, estamos no começo. Acreditamos que muita coisa pode (e irá) mudar, e projetos como a CicloFaixa de Lazer podem ser o primeiro passo para essa mudança. Enquanto isso, vamos nos lembrar que as ruas foram feitas também para as bicicletas e, como veículos, podem e devem ocupar as vias.

Fonte: Federação Paulista de Ciclismo, com informações do Ciclofaixa.com.br

error: Textos, fotos, artes e vídeos do site MTB Brasília estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não reproduza o conteúdo do jornal em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização