16 de junho de 2024

Seleção Baiana é líder da Copa Nordeste de Ciclismo

Copa Nordeste de Ciclismo

Provas de resistência foram realizadas neste sábado (3) com disputas para onze categorias

O que não faltou foi energia para os atletas que disputaram a prova de resistência da 26ª edição da Copa Nordeste de Ciclismo, realizada neste sábado (3), em Teresina, no Piauí. A prova da Elite durou 2h30min e foi vencida pelo ciclista cearense Elional Costa. No feminino, o primeiro lugar ficou para Cristiane Duque, da Bahia. A competição iniciou na última sexta-feira e segue até domingo (4).

Com táticas distintas, as seleções protagonizaram um dia de disputas acirradas. As fugas aconteceram em quase todas as categorias. Na Elite masculina, os ciclistas aceleraram desde o início, dividindo o pelotão principal em vários pequenos grupos. Mais da metade da prova foi liderada pelo atleta do Piauí, Kleisson da Silva, que chegou a colocar mais de um minuto sobre o pelotão principal. Mas faltando dez voltas para o final, a reação da Seleção Cearense foi emocionante. Em uma prova de recuperação, o ciclista Elionai Costa, 21 anos, alcançou o líder e assumiu a ponta de forma absoluta, cruzando a linha de chegada isolado na primeira colocação.

“A prova acabou me surpreendendo. O forte calor aumentou ainda mais o desgaste e cheguei a passar mal durante o percurso, mas nunca pensei em desistir. Aos poucos fui me recuperando, dei a volta por cima e conquistei essa grande vitória para o estado do Ceará. Essa foi uma prova longa e desgastante que exigiu muito preparo fisico. Estou contente e quero agradecer a todos da minha equipe e dizer que toda honra e toda glória é para Deus”, declarou Elional.

Mesmo sem sair com a vitória, Kleisson Pereira comemorou bastante a segunda colocação. Pedalando em casa, o ciclista ainda contou com o apoio da torcida que fez questão de aplaudir a sua chegada. José Romulo, da Bahia, cruzou na terceira colocação para completar o pódio. Na prova feminina, mais uma vez prevaleceu a força da ciclista Cristiane Duque, que levou a prova para o Sprint e venceu de forma brilhante. Fernanda Caetano, do Ceará, terminou em segundo lugar, seguida pela grande surpresa do dia, a paraibana Isabella Lacerda, de apenas 16 anos, com a medalha de bronze.

Isabella apareceu como mais uma das revelações da Copa Nordeste. Depois de conquistar vários resultados a nível nacional, incluindo os Jogos Escolares da Juventude, ela acabou encarando um super desafio de enfrentar atletas da Elite na Copa Nordeste e terminou a prova de resistência entre as melhores, conquistando a medalha de prata para a Paraíba. “Foi um resultado que jamais irei esquecer. Cruzei a linha de chegada muito emocionada. Acredito que não poderia ser diferente”, destacou Isabella.

Outra disputa considerada uma das mais empolgantes, foi entre os atletas da Máster A, destinada para atletas com idade entre 30 e 34 anos. O vencedor foi Jailson dos Santos, da Seleção de Sergipe, que comemorou a vitória após disputar uma chegada definida nos metros finais. Ademilton dos Santos, de Alagoas, concluiu na segunda posição, e Jose Edson, também de Alagoas, completou o pódio. Nas categorias de base, outra vez Sergipe provou a sua força. Moises Pereira levou a melhor na disputa da Juvenil, enquanto Victor Fernandes comemorou a vitória na Júnior. No quadro geral de medalhas, os baianos ampliaram a vantagem e lideram com 94 pontos, seguida por Sergipe com 58 pontos e Ceará, também com 58 pontos.

A 26ª edição da Copa Nordeste de Ciclismo tem a organização da Confederação Brasileira de Ciclismo (CBC) com realização da Federação Piauiense de Ciclismo (FCICLOPI), patrocínio da Caixa Econômica Federal, Houston Bike, Armazém Paraíba, Prefeitura de Teresina, SEMEL, e apoio da Carrocerias Mafrense, Chilli Beans, Inec, Luna Alg, Rossetti e Giro Radical.

Programação da Copa Nordeste de Ciclismo

04 de Maio – Domingo – 3ª Etapa

  • 07h: Concentração para a provas de circuito
  • 08h: Largada para a prova de circuito
  • 11h: Premiação
  • 12h: Encerramento
  • Local de todas as competições: Av. Raul Lopes e Ponte Estaiada Mestre João Isidoro França

Fonte: Confederação Brasileira de Ciclismo

error: Textos, fotos, artes e vídeos do site MTB Brasília estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não reproduza o conteúdo do jornal em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização