Novo sistema promete substituir com vantagens atual sistema de correntes x desviadores
Na Holanda, quatro ciclistas entusiastas de mecânica decidiram criar uma alternativa para o tradicional sistema de transmissão por corrente de suas bicicletas e criaram um sistema tão versátil que pode ser usado não apenas em bicicletas, como também em carros, motos, barcos e, como não poderia deixar de ser, moinhos de vento. O objetivo original era oferecer um sistema de troca de marchas mais eficiente do que o utilizado pelo sistema corrente x desviadores.
Batizado de CRS, sigla para Controlled Rotation System, é um sistema que consiste em um cubo de roda, cujo interior contém uma bomba hidráulica selada controlada digitalmente, que permite alterar a rotação de forma mais eficiente e com menor perda de energia do que o tradicional câmbio de bicicleta. A bomba altera o posicionamento da polia através do movimento de expansão ou retração, não exigindo outros componentes para a tarefa.
Além disso, é mais leve, compacta, simples e pode ser produzida a baixo custo. Outra grande vantagem é a sua baixa manutenção, ao contrário do câmbio tradicional. Agora os desenvolvedores da CRS esperam financiamento para colocar seu sistema nas ruas sobre duas ou mesmo quatro rodas.
MTB Brasília Seu portal de notícias sobre o mundo da bicicleta