15 de junho de 2024

Cartuchos de impressora usados viram ciclovia na Austrália

Pista para bicicleta feita de plástico reciclado custou dez vezes menos que uma tradicional

Ciclovia AustráliaReciclagem não é apenas uma maneira de preservar o meio ambiente, embora esta seja uma de suas principais razões. É também um exercício de criatividade – e não faltam formas inovadoras de dar uma nova destinação a algo usado.

Na Austrália, cartuchos de tinta para impressoras se transformaram numa pista para bicicletas no parque MacDonnell West National. A ciclovia, que possui a extensão de 17 quilômetros, beneficia cerca de 120 mil pessoas que transitam pelo parque todos os anos.

A pista foi construída pela Repeat Plastics Australia – empresa especializada em fabricar produtos a partir de plástico reciclado. Segundo a fabricante, o material escolhido para substituir o asfalto é de baixa manutenção e alta durabilidade.

Toda a construção custou 330 mil dólares, cerca de 545 mil reais. E inclui ainda uma plataforma para observação no alto do parque com visão panorâmica.

Para se ter uma noção, uma ciclovia com a mesma distância que deverá ser construída em São Paulo, ligando ruas próximas à rodovia Fernão Dias à estação Tucuruvi do Metrô, tem um custo previsto de 5,1 milhões de reais.

“Ao investir em nossos parques nós garantimos que os visitantes tenham uma experiência única, enquanto nós protegemos o nosso ambiente”, afirmou o ministro de Parques e Vida Selvagem da Austrália, Karl Hampton. As informações são do site EcoD, do Instituto Ecodesenvolvimento.

error: Textos, fotos, artes e vídeos do site MTB Brasília estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não reproduza o conteúdo do jornal em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização