17 de junho de 2024

Projetor de LED garante a segurança em pedaladas noturnas

lumigridsTodo ciclista sabe muito bem que pedalar a noite com segurança inclui a utilização de luzes frontais montada na bicicleta. Existem situações entretanto, que este tipo de iluminação não é suficiente para revelar falhas no terreno, já que pedras, buracos e outros obstáculos indesejáveis podem projetar sombras que não revelam seu tamanho real. Com o Lumigrids este problema praticamente desaparece, já que trata-se de um projetor LED que imprime virtualmente no terreno a frente do ciclista uma grade iluminada que, como em um filme de ficção científica, nos revela as irregularidades do terreno de maneira bastante eficaz.

lumigrids-1Lumigrids é um projeto desenvolvido pelo Departamento de Desenho Industrial da Universidade de Sichuan (China), e que foi vencedor do prêmio de design Red Dot Award no ano passado. O funcionamento é simples. Ao projetar uma grade iluminada no terreno a frente da bicicleta, todas as deformidades do mesmo ficam visíveis mediante distorção das linhas, melhorando ostensivamente a segurança do ciclista noturno.

Além de melhoras a visibilidade de qualquer irregularidade do terreno em que rodamos, o Lumigrids aumenta a visibilidade do ciclista, e é excelente para se andar em grupos, pois fica muito fácil determinar o espaço individual de cada um no pelotão. O acessório se adapta ao guidão de qualquer bicicleta da mesma maneira que qualquer sistema de iluminação convencional. sua alimentação é garantida por uma bateria interna recarregável, ou por um dínamo acoplável à roda da bicicleta, montado opcionalmente.

lumigrids-2O projetor Lumigrids conta com um único botão de acionamento e sua utilização é muito simples. Mediante este botão, podemos selecionar um dos três modos de uso. No modo normal é projetada uma grade  no tamanho de 1,4 metros x 1,8 metros, enquanto que o modo de alta velocidade ativa uma grade maior com 1,4 metros x 2,6 metros. Por último, também podemos ativar o modo Pelotão, que nos mostra uma grade com generosos 3 metros x 2 metros.

Até o presente momento não há informações sobre o preço e disponibilidade do produto, porém, não há dúvida de que se trata de um projeto inovador e que provavelmente estabelecerá um novo e interessante seguimento de produtos no mercado dedicado a iluminação e segurança dos ciclistas.

Pela distorção da grade, é possível identificar os obstáculos
Pela distorção da grade, é possível identificar os obstáculos
error: Textos, fotos, artes e vídeos do site MTB Brasília estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não reproduza o conteúdo do jornal em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização