22 de junho de 2024

Filme sobre a vida de Lance Armstrong estreia em setembro

“The Armstrong Lie” será exibido no Festival de Toronto; Documentário retrata retorno até confissão de doping

Lance-ArmstrongEstá previsto para setembro a estreia do documentário que acompanha o retorno de Lance Armstrong ao ciclismo, em 2009, até o seu melancólico fim de carreira abalada após a revelação de doping. Entitulado “The Armstrong Lie” (A Mentira de Armstrong, em tradução livre), o filme é dirigido por Alex Gibney, vencedor do Oscar de melhor documentário em 2007 com “Taxi to the Dark Side”.

O documentário terá sua primeira exibição no Festival Internacional de Toronto (Canadá), que acontece entre os dias 5 e 15 de setembro.

Originalmente entitulado “The Road Back”, o documentário trataria Armstrong de forma positiva, mostrando seu retorno ao ciclismo. No entanto, o roteiro mudou de caminho após as acusações de doping dos antigos companheiros do ciclista, que resultaram no banimento do atleta do esporte e sua aguardada confissão.

Gibney começou a acompanhar Armstrong em 2009, quando o norte-americano anunciou seu retorno ao ciclismo quatro anos após o seu sétimo título no Tour de France. Durante este tempo, gravou cenas da preparação para os Tours de 2009 e 2010, as provas, e sua consequente derrota.

Na época, Gibney mostrava-se interessado na história de Lance e na sua vontade de voltar a vencer no esporte. “O que me interessou foi a história de seu retorno, sua vontade. Eu queria entender o que o motivou. E quanto mais eu sei, mais convincente a história fica”.

Contudo, as acusações de seus antigos companheiros de equipe sobre o uso de doping, que resultaram em uma investigação da Usada (Agência Antidoping dos Estados Unidos) e o consequente banimento de Lance do esporte e a anulação de todos os seus resultados, mudaram o tom do filme.

Gibney realizou entrevistas exclusivas com ex-companheiros de equipe e com o Dr. Michele Ferrari, médico acusado de ser o responsável pelo doping de Lance Armstrong.

“Alex Gibney realizou um filme incrível, mais revelador e rico em detalhes do que qualquer algo já feito sobre o controverso assunto Lance Armstrong”, declarou a Sony Pictures Classics, distribuidora do documentário.

Fonte: Prólogo

error: Textos, fotos, artes e vídeos do site MTB Brasília estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não reproduza o conteúdo do jornal em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização