12 de junho de 2024

Sapatilha Louis Garneau promete refrigerar os pés do ciclista

2012-Louis-Garneau-Carbon-Pro-Team-cooling-road-shoes2

A marca canadense de vestuário e acessórios para ciclismo Louis Garneau inova com o lançamento de um produto no mínimo curioso: uma sapatilha que promete, por meio de uma reação química, manter os pés do ciclista refrigerados e secos.

O segredo é a utilização de uma palmilha especial, composta por uma substância chamada Xylitol, utilizada há anos na indústria de balas e chicletes mentolados. Trata-se  de um álcool especial originado do açúcar, que possui propriedades  endotérmicas. É por isso que ao mascar um chiclete com este produto tem-se a sensação de frescor – Trata-se de sua saliva sendo evaporada.

Baseado nisto, a Ventex, empresa sul-coreana de roupas e calçados, percebeu que poderia utilizar o produto na fabricação de peças de vestuário para criar uma sensação de frescor em contato com a pele. A tecnologia, batizada de Ice-Fil, reage com a transpiração e atua como um refrigerador.

2012-Louis-Garneau-Carbon-Pro-Team-cooling-road-shoes1A Louis Garneau aproveitou a tecnologia para fabricar uma palmilha especial que reage quimicamente à transpiração, mantendo seu pés refrigerados e secos, em sua sapatilha top de linha, a Carbon Pro Team. Este modelo proporciona o melhor da tecnologia e performance. O solado X-Lite é leve e ventilado, sem no entanto comprometer a rigidez. Seu desenho esbelto permite uma maior proximidade com os pedais, o que garante uma melhor distribuição de força nas pedaladas. O reforço da região calcânea incorpora  tecnologia HRS-300. Trata-se de um polímero moldado de forma a manter o pé em seu lugar, otimizando o ajuste e evitando o jogo lateral. Três tiras (duas em velcro e uma com presilha) proporcionam um ajuste firme e confortável.

error: Textos, fotos, artes e vídeos do site MTB Brasília estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não reproduza o conteúdo do jornal em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização