12 de junho de 2024
Ação do “Bicis por la Vida” em 2012, na cidade colombiana de Medellín, promoveu a pintura de ciclofaixas cidadãs

Movimento promove a união das cidades em prol do uso da bicicleta

Ação do “Bicis por la Vida” em 2012, na cidade colombiana de Medellín, promoveu a pintura de ciclofaixas cidadãs
Ação do “Bicis por la Vida” em 2012, na cidade colombiana de Medellín, promoveu a pintura de ciclofaixas cidadãs

O movimento Bicis por la Vida pretende unir cidadãos de diferentes cidades ao redor do mundo para promover o uso da bicicleta como meio de transporte no dia 22 de setembro, quando é comemorado o Dia Mundial Sem Carro.

As ações serão promovidas por grupos independentes de voluntários em qualquer cidade. Como o movimento que é horizontal — não possui líderes ou entidades coordenadoras — ele servirá apenas como plataforma para centralizar e divulgar as ações, que serão registradas em um mapa colaborativo.

A iniciativa incentiva ainda a realização de ações criativas pelos próprios cidadãos, que incentivem a cultura da bicicleta. Além do Brasil, cidades da Argentina, Colômbia, Chile, Venezuela, Holanda e Polônia terão ações do “Bicis pela Vida” neste ano.

A ideia é convidar os cidadãos a darem às suas cidades um presente, ou melhor, uma espécie de legado ou marco comemorativo. Vale qualquer expressão artística no espaço público, que se faça com respeito e sob autorização necessária dos órgãos competentes. Uma “linha da vida” pode ser desde uma bicicleta que se pinta em um muro (grafiti), até uma grande ciclovia/ciclofaixa que se desenhe pelas ruas da cidade.

Algumas das ações propostas para o “Bicis pela Vida” são:

  1. Convidar os cidadãos a fazer um passeio de bicicleta;
  2. Participar de manifestações artísticas nas ruas de cidades: desenhar “linhas de vida” nas ruas, pintar ciclovias e ciclofaixas cidadãs, símbolos de prioridade ao ciclista ou murais relacionados ao assunto, se necessário, com a permissão da autoridade competente;
  3. Ajudar a abrir e gerenciar espaços a serem usados nesse dia como percursos de lazer, para que as pessoas aproveitem de sua bicicleta, patins, patinetes ou caminhar com segurança;
  4. Qualquer ação criativa e coletiva que ajude a promover o uso das bicicletas em sua cidade.

E aí, se animou? Mande fotos de sua iniciativa que a gente publica por aqui! Participe!

Confira as cidades que vão promover ações e inclua sua cidade e sua ação no mapa

* Use as hashtags #BicisPorLaVida (espanhol) #BicisPelaVida (português) #VeloPourLaVie (francês) e #Bikes4Life (inglês)

Serviço:

  • Quando? Dia 22 de setembro, para celebrar o Dia Mundial Sem Carro.
  • Onde? O grande destaque desta ação é que ela será desenvolvida simultaneamente em varias cidades do mundo, inclusive a sua!
  • Quem a promove? A ação é liderada por gente como você; cidadãos de ação em cada bairro, cidade ou região do país.

Fonte: Eu Vou de Bike

error: Textos, fotos, artes e vídeos do site MTB Brasília estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não reproduza o conteúdo do jornal em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização