20 de junho de 2024

Jan Ullrich: “Devolvam as vitórias do Tour a Armstrong”

Acusado pelo uso de dopping no passado, ciclista alemão defende antigo adversário

jan-ullrich-doping_1504140cO veterano ciclista alemão Jan Ullrich, segundo classificado no Tour de France durante quatro ocasiões, pediu esta quarta-feira em entrevista à revista “Sport Bild” que os títulos retirados a Lance Armstrong fossem devolvidos ao norte-americano. “Se dependesse de mim, devolveria as vitórias no Tour ao Armstrong”, disse aquele que foi o grande rival do norte-americano durante o seu domínio na prova francesa.

O alemão, que não voltou a correr desde que o seu nome foi implicado na Operación Puerto, um dos maiores escândalos de doping no ciclismo, garantiu que não tem qualquer intenção de ver o seu nome no lugar de vencedor.

“Não estou reclamando de nenhum dos triunfos dele. Só quero vitórias que foram obtidas na bicicleta. Não quero ganhar o que quer que seja por desclassificação de outros”, confessou.

Jan Ullrich, que secundou Armstrong no pódio em 2000, 2001 e 2003, recordou que o seu colega na Telekom, Bjarne Riis, também reconheceu ter-se dopado para ganhar o Tour’1996, no qual foi segundo classificado, mas não viu o seu nome ser retirado do historial de vencedores.

“Bjarne Riis recuperou a sua vitória de 1996. Era assim que as coisas eram naquela altura. Não ajuda a ninguém ter linhas apagadas nos quadros de honra”, defendeu o ciclista, que na última semana viu o senado francês revelar que testou positivo por EPO no Tour’1998.

Armstrong, de 41 anos, viu a organização do Tour de France apagá-lo dos registos e optar por não atribuir a ninguém as vitórias conquistadas pelo texano entre 1999 e 2005.

error: Textos, fotos, artes e vídeos do site MTB Brasília estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não reproduza o conteúdo do jornal em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização