23 de junho de 2024

Bakelants surpreende e vence 2ª etapa do Tour de France

bakelants-yellow-659x440Após uma estreia ‘plana’, o Tour de France 2013 teve seu primeiro dia com subidas acentuadas. Neste domingo, 30 de junho, aconteceu a 2ª etapa, com 156 km entre Bastia e Ajaccio. No caminho, quatro escaladas (duas de categoria 3 e uma de categoria 2). No final, vitória, até certo ponto inexperada para Jan Bakelants (RadioShack) que soube usar a esperteza para garantir a camisa amarela mais cobiçada do ciclismo. Foi a primeira vitória do ciclista de 27 anos no Pro Tour.

Com escaladas logo no início do percurso, a fuga foi composta por ciclistas que tentaram levar os pontos do prêmio de Rei da Montanha. Lars Boom (Belkin) levou os primeiros dois pontos e Blel Kadri (Ag2r) os seguintes. Mas foi Pierre Rolland (Europcar) que venceu a escalada de categoria 2 (cinco pontos) e vestirá a camisa branca de bolinhas vermelhas na 3ª etapa.

Na metade final do percurso, o pelotão tomou a dianteira e seguiu junto até a última escalda, a 12 km da meta. A BMC e a Cannondale eram as equipes que ditavam o ritmo, acelerando para evitar que sprinters conseguissem acompanhar os líderes.

Como previsível, Marcel Kittel (Argos-Shimano) fez papel de figuração na etapa e se limitou a pedalar entre os últimos.

Perto do final, diversos ataques ocorreram, entre eles um de Chris Froome, maior candidato ao título, mas que foi logo neutralizado.

Nos últimos quilômetros, um sexteto formado por Bakelants, Fuglsang (Astana), Izagirre (Euskaltel), Mori (Lampre-Merida), Flecha (Vacansoleil) e Chavanel (Omega Pharma) assumiu a liderança. E apesar de serem de equipes diferentes, os seis trabalharam juntos e conseguiram manter por um bom tempo uma distância de 10 segundos para o pelotão.

Já nos últimos quilômetros, Bakelants, dos seis o que mais se preservou, atacou. Sozinho, o ciclista belga viu o pelotão se aproximando cada vez mais. Mas o belga conseguiu manter a vantagem, alcançando um belo triunfo. Peter Sagan (Cannondale) foi o segundo e Michal Kwiatkowski o terceiro.

O Tour de France prossegue nesta segunda-feira, 30, com a última etapa na Ilha de Córsega. Serão 145,5 km entre Ajaccio e Calvi em mais um dia de médias montanhas.

Classificação Geral Tour de France

  1. Jan Bakelants (BEL) RadioShack Leopard 8:40:03
  2. David Millar (GBR) Garmin-Sharp 8:40:04
  3. Julien Simon (FRA) Sojasun 8:40:04
  4. Daryl Impey (AFS) Orica GreenEdge 8:40:04
  5. Edvald Boasson Hagen (NOR) Sky Procycling 8:40:04
  6. Simon Gerrans (AUS) Orica GreenEdge 8:40:04
  7. Michal Kwiatkowski (POL) Omega Pharma – Quick-Step Cycling Team 8:40:04
  8. Sergey Lagutin (UZB) Vacansoleil-DCM Pro Cycling Team 8:40:04
  9. Christophe Riblon (FRA) AG2R La Mondiale 8:40:04
  10. Cadel Evans (AUS) BMC Racing Team 8:40:04

Fonte: Prólogo

error: Textos, fotos, artes e vídeos do site MTB Brasília estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não reproduza o conteúdo do jornal em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização