29 de março de 2024

24% dos veículos de Londres são bicicletas

LondonOs ciclistas de Londres, na Inglaterra, já representam 24% dos veículos que circulam na cidade no rush matinal. O dado é do Transport for London, instituto responsável pelo transporte local.

A estatística pertence a um grande estudo cicloviário feito pelo órgão e demonstra que a bicicleta deixou de ser meio de locomoção de uma minoria, ganhando forte adesão da população. O número, no entanto, não é impressionante para quem conhece as ruas da cidade. É comum cruzar com dezenas de ciclistas em semáforos.

Na Theobalds Road, via que leva até o lado oeste londrino, 64% dos veículos são bicicletas. Na Elephant and Castle, no centro de Londres, 903 ciclistas por hora cruzam o entroncamento em direção a região norte. Na conhecida London Bridge, a média é de 660 bikes por hora durante o dia todo.

Apesar da grande adesão, as autoridades locais ainda dispensam pouca verba para a melhoria e aumento de vias. Encarregado do governo pelo ciclismo, Andrew Gilligan disse, em entrevista ao jornal “The Guardian”, que “andar de bicicleta é claramente um modo de transporte no centro de Londres, mas não tem sido tratado como tal”.

Para reverter a situação, Gilligan afirmou que o investimento no ciclismo irá crescer nos próximos anos e o orçamento para melhorias no meio deve ser maior do que nos outros tipos de transporte. Um relatório divulgado pelo prefeito da cidade, Boris Johnson, prevê a reestruturação do sistema cicloviário, com investimentos superiores a 900 milhões de libras esterlinas.

Fonte: Prólogo

error: Textos, fotos, artes e vídeos do site MTB Brasília estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não reproduza o conteúdo do jornal em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização