12 de junho de 2024

Estrada Real (Caminho dos Diamantes)

O Caminho dos Diamantes passou a ter grande importância a partir de 1729, quando as pedras preciosas de Diamantina ganharam destaque nas economias brasileira e portuguesa. Além da história de seus municípios, da cultura latente e da gastronomia típica, o Caminho dos Diamantes destaca-se pela beleza natural.

Atrativos que somam aventura, natureza, história e cultura dão o tom das viagens pelo Caminho dos Diamantes da Estrada Real.  O viajante percorre cerca de 395 quilômetros divididos em 18 planilhas na companhia da Reserva da Biosfera da Serra do Espinhaço e de suas paisagens exuberantes.

Para quem percorre o caminho dos Diamantes no sentido Diamantina – Ouro Preto  178,3 Km serão entre subidas curtas e longas, sendo uma das mais longas é a do trecho entre Itapanhoacanga a Santo Antônio do Norte, mas como um todo o nível de exigência física é menor.  Boa parte dos percursos existe poucas opções com áreas sombreadas, principalmente entre Diamantina a Bom Jesus do Amparo.

Para quem percorre no sentido Ouro Preto – Diamantina dos 395 km 173,3 Km oscila entre subidas curtas e longas, sendo uma das mais longas é entre Santo Antônio do Norte a Itapanhoacanga  e Serro a Diamantina, mas como um todo o nível de exigência é maior física é maior.

Normalmente os viajantes gastam em média 7 dias para percorrer de bicicleta e 20 dias a pé, mas isso varia com o tom que o turista que dar para a sua viagem.

Dos 395 quilômetros 26 % estão asfaltados(105,9 km), e 0,5 % de trilha(2 km). Os outros 73,5% é de estrada de terra (289 km).

Trechos que tem asfalto ou trilha

  • São Gonçalo do Rio das Pedras – Milho Verde – Serro = 30,6 Km em asfalto
  • Serro – Alvorada de Minas = 18,8 Km de asfalto
  • Tapera – Conceição do Mato Dentro = 10 Km de asfalto
  • Itambé do Mato Dentro – Senhora do Carmo = 15,2 km de asfalto
  • Ipoema – Bom Jesus do Amparo = 13 km de asfaltado
  • Bom Jesus do Amparo – Cocais = 7 km de asfaltado
  • Santa Bárbara – Catas Altas= km de trilha
  • Mariana – Ouro Preto = 11,3 Km de asfalto
[sgpx gpx=”/wp-content/uploads/gpx/Estrada_real_diamantes.gpx”]

 

 

error: Textos, fotos, artes e vídeos do site MTB Brasília estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não reproduza o conteúdo do jornal em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização