11 de outubro de 2024

Sab04Mai6:30Sab15:30DestaqueSuperando Limites6:30 - 15:30(GMT-03:00) Cidade Eclética (GO)Nível de dificuldade:AvançadoTipo de pedalada:Trilha MTB

Descrição do evento

Superando Limites não é um evento e sim uma trilha e, como tal, funcionará de forma idêntica a todas as outras trilhas Rebas: sem inscrição nem apoio formal. Por outro lado, por conta da popularidade da trilha é esperado que aconteçam colaborações para oferta de socorro mecânico, água e frutas, fotografia, entre outros. Se isto ocorrer, faremos a divulgação por aqui e pelos outros canais do Rebas nas redes sociais.

Esclarecemos que o Rebas do Cerrado não cobra pela participação dos ciclistas em trilhas.

Sobre a trilha – Como o próprio nome sugere é um percurso longo e difícil com extensão total de 90 km de estradas de terra entre a Cidade Eclética e Pirenópolis. A SL foi idealizada pelo grupo Rebas do Cerrado para ser uma trilha como todas as outras do calendário, porém, com dois diferenciais: a longa distância e o sentido em que é realizada. Como a trilha não é circular não retornaremos ao ponto de início. Ao optar por participar da Trilha Superando Limites o interessado deverá providenciar seu transporte de ida até o ponto de início e também o transporte de retorno.

Resistência e autossuficiência são condições essenciais para que o participante conclua o desafio.

Mesmo percurso de 2022 e 2023

Para o ano de 2024 a trilha será feita pelo mesmo percurso feito em 2022 e 2023 e, novamente, não haverá sinalização no trajeto.

Recomendamos levar GPS ou ter um aplicativo de celular com o trajeto (tracklog). Uma outra sugestão é se juntar a quem conheça o caminho. Na dúvida não se aventure por caminhos desconhecidos.

A Cidade Eclética é o ponto de partida e a trilha já inicia em estrada de terra. No km 14 a referência é o Bar do Zé da Ana e, em seguida, no km 22 o povoado de Aparecida de Loyola (mais conhecida como Aparecidinha). No km 37 a trilha atravessa a pequena comunidade de Morrinho e, na sequência, a desafiadora subida 4×4 no km 41. Cocalzinho-GO estará no km 62 e logo depois o ciclista acessa o Parque Estadual da Serra dos Pirineus onde atingirá a maior altitude do percurso, com 1350m, em relação ao nível do mar.

No km 80 o Mirante do Ventilador proporciona uma bela vista do destino final da viagem, a cidade de Pirenópolis, que estará no km 90. Muita atenção aos 5 km de descida a partir do Mirante pois o declive e as curvas da estrada aumentam muito o risco de acidentes.

Durante todo o trajeto o ciclista encontrará terreno variados tais como estradas de fazenda, trilhas estreitas, cursos d’água, singletracks, pedreiras, áreas de preservação ambiental e, dependendo da época do ano, lama ou areia/terra.

Vale lembrar que as estradas de terra do trajeto também são utilizadas por veículos de pequeno e médio porte.

Pontos de apoio – Comércio ou bares que podem servir como pontos de abastecimento:

  • Km 14 Bar Zé da Ana – Bar
  • Km 22 Aparecidinha – Bar, mercadinho e lanche
  • Km 37 Morrinho – Bar
  • Km 62 Cocalzinho – Bar, lanchonete e outros comércios
  • Km 80 Mirante – Bebidas – Vendedor ambulante

Recomendações

  1. Leve pelo menos duas garrafas com água ou mochila de hidratação e reabasteça sempre que puder.
  2. Procure ter um ótima noite de sono na véspera.
  3. É recomendável não ingerir bebida alcoólica na véspera da trilha.
  4. Tenha uma dieta rica em carboidratos no dia anterior ao evento.
  5. Leve algum lanche para comer ao longo da trilha.
  6. Use GPS ou aplicativo de navegação para se orientar no percurso.
  7. Leve kit de ferramentas, câmara de ar reserva, kit reparo de furo, bomba de ar, rádio comunicador, celular, protetor solar, carteira de identidade, documento do plano de saúde e algum dinheiro para despesas esporádicas.

Baixe o arquivo GPX do percurso: Clique aqui

Horário

(Sábado) 6:30 - 15:30(GMT-03:00)

Organizador

Rebas do Cerrado

Grupo Mountain Bikers, formado por pessoas comuns, de idades variadas e de ambos os sexos. O que nos une é a paixão pela bicicleta.
error: Textos, fotos, artes e vídeos do site MTB Brasília estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não reproduza o conteúdo do jornal em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização