Descrição do evento
Superando Limites não é um evento e sim uma trilha e, como tal, funcionará de forma idêntica a todas as outras trilhas Rebas: sem inscrição nem apoio formal. Por outro
Descrição do evento
Superando Limites não é um evento e sim uma trilha e, como tal, funcionará de forma idêntica a todas as outras trilhas Rebas: sem inscrição nem apoio formal. Por outro lado, por conta da popularidade da trilha é esperado que aconteçam colaborações para oferta de socorro mecânico, água e frutas, fotografia, entre outros. Se isto ocorrer, faremos a divulgação por aqui e pelos outros canais do Rebas nas redes sociais.
Esclarecemos que o Rebas do Cerrado não cobra pela participação dos ciclistas em trilhas.
Sobre a trilha – Como o próprio nome sugere é um percurso longo e difícil com extensão total de 90 km de estradas de terra entre a Cidade Eclética e Pirenópolis. A SL foi idealizada pelo grupo Rebas do Cerrado para ser uma trilha como todas as outras do calendário, porém, com dois diferenciais: a longa distância e o sentido em que é realizada. Como a trilha não é circular não retornaremos ao ponto de início. Ao optar por participar da Trilha Superando Limites o interessado deverá providenciar seu transporte de ida até o ponto de início e também o transporte de retorno.
Resistência e autossuficiência são condições essenciais para que o participante conclua o desafio.
Mesmo percurso de 2022 e 2023
Para o ano de 2024 a trilha será feita pelo mesmo percurso feito em 2022 e 2023 e, novamente, não haverá sinalização no trajeto.
Recomendamos levar GPS ou ter um aplicativo de celular com o trajeto (tracklog). Uma outra sugestão é se juntar a quem conheça o caminho. Na dúvida não se aventure por caminhos desconhecidos.
A Cidade Eclética é o ponto de partida e a trilha já inicia em estrada de terra. No km 14 a referência é o Bar do Zé da Ana e, em seguida, no km 22 o povoado de Aparecida de Loyola (mais conhecida como Aparecidinha). No km 37 a trilha atravessa a pequena comunidade de Morrinho e, na sequência, a desafiadora subida 4×4 no km 41. Cocalzinho-GO estará no km 62 e logo depois o ciclista acessa o Parque Estadual da Serra dos Pirineus onde atingirá a maior altitude do percurso, com 1350m, em relação ao nível do mar.
No km 80 o Mirante do Ventilador proporciona uma bela vista do destino final da viagem, a cidade de Pirenópolis, que estará no km 90. Muita atenção aos 5 km de descida a partir do Mirante pois o declive e as curvas da estrada aumentam muito o risco de acidentes.
Durante todo o trajeto o ciclista encontrará terreno variados tais como estradas de fazenda, trilhas estreitas, cursos d’água, singletracks, pedreiras, áreas de preservação ambiental e, dependendo da época do ano, lama ou areia/terra.
Vale lembrar que as estradas de terra do trajeto também são utilizadas por veículos de pequeno e médio porte.
Pontos de apoio – Comércio ou bares que podem servir como pontos de abastecimento:
- Km 14 Bar Zé da Ana – Bar
- Km 22 Aparecidinha – Bar, mercadinho e lanche
- Km 37 Morrinho – Bar
- Km 62 Cocalzinho – Bar, lanchonete e outros comércios
- Km 80 Mirante – Bebidas – Vendedor ambulante
Recomendações
- Leve pelo menos duas garrafas com água ou mochila de hidratação e reabasteça sempre que puder.
- Procure ter um ótima noite de sono na véspera.
- É recomendável não ingerir bebida alcoólica na véspera da trilha.
- Tenha uma dieta rica em carboidratos no dia anterior ao evento.
- Leve algum lanche para comer ao longo da trilha.
- Use GPS ou aplicativo de navegação para se orientar no percurso.
- Leve kit de ferramentas, câmara de ar reserva, kit reparo de furo, bomba de ar, rádio comunicador, celular, protetor solar, carteira de identidade, documento do plano de saúde e algum dinheiro para despesas esporádicas.
Baixe o arquivo GPX do percurso: Clique aqui
Horário
(Sábado) 6:30 - 15:30(GMT-03:00)