28 de março de 2024
Circuito Grangiro
Foto: Divulgação / Circuito Grangiro

Circuito Grangiro estreia neste fim de semana em Búzios (RJ)

Evento será exclusivo para atletas inscritos, sem público, e seguirá todos os protocolos de segurança sanitários; Etapa de MTB será estreia do circuito

O Circuito Grangiro faz sua estreia neste domingo, dia 14 de março, em Búzios (RJ), com uma prova de mountain bike. Promovido pela Effect Sport, via lei de incentivo do governo do estado, e da Secretaria de Esporte, Lazer e Juventude do Rio de Janeiro, o evento seguirá rígido protocolo de segurança, de acordo com as regras vigentes e estará preparado para receber os participantes com todos os cuidados exigidos atualmente. Com inscrições encerradas, os atletas que garantiram suas vagas vão competir em dois percursos, o Esporte, com 40 km e o percurso Pro, com 60km e trechos mais técnicos, ambos com a chancela da equipe Caloi Henrique Avancini Racing, responsável por assinar a direção técnica da prova. A disputa será transmitida, ao vivo e na íntegra, através do canal do Grangiro no YouTube e contará com apresentação do jornalista e ciclista Zimbrão e com comentários técnicos do treinador Helio Souza, a partir das 6h de domingo.

Circuito Grangiro
Rui Avancini – Foto: Divulgação / Circuito Grangiro

As largadas dos dois trajetos serão no Clube Aretê Búzios, onde os atletas também terão a experiência de pedalar em trechos Gravel (modalidade híbrida que mistura mountain bike e speed) da pista de ciclismo Aretê, assinada por Walter Tuche e pelo arquiteto Alexandre Feu. Outros pontos de destaque da prova são a praia das Caravelas, a trilha das Borboletas e a praia Pontal do Peró. Os ciclistas dos dois percursos ainda passam por outros trechos desafiadores até chegarem novamente ao Clube Aretê Búzios.

Além das provas, o Circuito Grangiro também desenvolve ações sociais nos locais em que organiza as competições. Comprometido com os objetivos de desenvolvimento sustentável da ONU, o evento irá plantar 500 mudas de árvores em Búzios, com o apoio da Prima Ambiental, contribuindo para o reflorestamento da Mata Atlântica, o bioma mais ameaçado do Brasil.

Além da preocupação com o meio ambiente, o Circuito abraça a causa da mobilidade e geração de emprego e renda. Uma parceria com a ONG Transporte Ativo irá oferecer oficinas para jovens e adultos de Búzios que estiverem interessados em aprender mais sobre o ciclismo como negócio. Ao todo, 12 participantes terão a oportunidade de participar da oficina que vai acontecer sexta (12/03) e sábado (13/03) e será ministrada por Eduardo Bernhardt e Fabio Nazareth, especialistas em mecânica de bicicletas on the go, ou seja, solucionar problemas no caminho. Os dois profissionais têm experiência de anos viajando de bicicleta de forma autônoma fazendo a mecânica de suas bikes e de terceiros. O objetivo é fomentar o empreendedorismo no segmento do ciclismo através da preparação de novos mecânicos de bike.

Protocolo de segurança – A arena de competição será um ambiente controlado, assim como todas as áreas que fazem parte do evento. Entre as medidas, estão: delimitação de um número máximo de atletas dentro da arena ao mesmo tempo; todo staff do evento com máscara e viseira de proteção, além de luvas (se necessário); disponibilização de lixeiras específicas para o descarte das máscaras, mantendo a preocupação com a coleta seletiva; área de pódio reservada aos cinco primeiros colocados gerais feminino e masculino, para evitar aglomeração. Aos demais atletas, o resultado será divulgado online e por SMS; os três primeiros colocados Feminino e Masculino das faixas etárias de cada percurso irão retirar a medalha pós-evento. Implementação de largadas com distanciamento entre os atletas; medição da temperatura de todos, staffs e participantes, na entrada principal da arena; dispenser com álcool em gel nas entradas das diferentes áreas da arena; limpeza periódica de toda estrutura da arena; divulgação de um comunicado prévio para staff e atletas informando as novas normas e os procedimentos; evento exclusivo para os participantes inscritos; eliminação dos espaços de convivência como estandes de marcas parceiras, área de convidados e tendas de assessorias; layout da arena para garantir mais espaçamento entre os atletas e menos cruzamentos; distribuição de máscaras descartáveis para todos os atletas e a obrigatoriedade do uso da máscara dentro da arena; staff destinado a evitar aglomerações na entrada da arena e na dispersão (pós-prova); cada atleta será responsável em levar o seu próprio suporte de água (mochila de hidratação ou garrafinha) e manuseá-lo nos pontos de hidratação do evento sem contato físico do staff.

Circuito Grangiro

Etapa MTB Búzios

  • Data: 14 de março
  • Percursos: Esporte – 40km e Pro – 60 km com direção técnica da equipe Caloi Henrique Avancini Racing
  • Inscrições encerradas
  • Transmissão da competição no canal do Youtube
  • Data: 14 de março
  • Horário: a partir das 6h
error: Textos, fotos, artes e vídeos do site MTB Brasília estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não reproduza o conteúdo do jornal em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização