28 de março de 2024

Novo acessório anti-furos promete ‘aposentar’ os sistemas de pneus sem câmara

Smartmousse, do fabricante italiano Mr. Wolf, combina câmara de ar especial com preenchimento de espuma sólida, dispensando o uso de selantes líquidos

Especialista em soluções aftermarket para ciclismo, o fabricante italiano Mr Wolf lançará oficialmente no mercado no próximo mês de maio um inovador produto que promete ser uma alternativa viável aos atuais sistemas de pneus sem câmara (tubeless) para bicicletas.

Batizado de Smartmousse, o novo sistema anti-furos da Mr Wolf reúne as principais virtudes do uso de pneus sem câmara, sem as suas desvantagens, possibilitando trabalhar com pressões mais baixas (o que aumenta a tração nas curvas), grande resistência a perfurações (incluindo pequenos rasgos nas paredes laterais) e baixo peso final, além de possuir uma manutenção mais simples, pois dispensa o uso de selantes de qualquer tipo.

De acordo com o fabricante, o produto é tão durável que permite a utilização do pneu até o fim de sua vida útil, sem decréscimo de sua capacidade protetora.

O princípio de funcionamento do Smartmousse é similar ao do Schwalbe Procore, que utiliza dois compartimentos dentro do pneu. Uma câmara de ar de alta pressão e pequenas dimensões é responsável por prensar as bordar do pneu contra as paredes laterais internas do aro da roda, impedindo sua desmontagem acidental. A área interna do pneu não ocupada pela câmara é preenchida por uma espuma sólida de densidade especial, que preserva o formato do pneu e impede a penetração de todo tipo de objetos perfuro-cortantes atinjam a câmara de ar.

A solução, segundo o fabricante, oferece níveis de tração sem precedentes, já que a espuma absorve todos os impactos e deforma-se de acordo com o terreno, mantendo os cravos do pneus em maior contato com o solo. Por outro lado, a micro câmara de ar possibilita um amplo nível de customização, alterando o comportamento dos pneus de acordo com a pressão aplicada.

Embora não tenha divulgado o peso final do produto, a Mr Wolf garante que o menso é bastante similar ao obtido por sistemas tubeless com selantes. Por outro lado, sua fácil montagem e a não necessidade de se utilizar líquidos selantes, torna o Smartmousse uma possibilidade interessante a ser considerada. 

De acordo com o fabricante, o Smartmousse estará disponível para venda no site da Mr Wolf a partir de maio deste ano.

error: Textos, fotos, artes e vídeos do site MTB Brasília estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não reproduza o conteúdo do jornal em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização