25 de abril de 2024

Japão dá início à operação de trem exclusivo para ciclistas

Com um total de seis vagões equipados com racks especiais, Boso Bicycle Base pode transportar até 99 ciclistas e suas respectivas bikes com total conforto e eficiência

A companhia ferroviária japonesa East Japan Railway Company (JR East) inaugurou esta semana um trem exclusivo para o transporte de ciclistas e suas bicicletas, que ligará aTóquio à Península de Boso, na província de Chiba.

Batizada de Boso Bicycle Base, o novo trem conta com um total de seis vagões, adaptados para acomodar confortavelmente até 99 bikes sem a necessidade de desmontá-las ou dobrá-las, graças a utilização de uma rack especial instalado atrás dos assentos, que possibilita fixar a bicicleta na posição vertical.

“Esperamos que muitas pessoas aproveitem o novo serviço para usufruir das pedaladas ao redor da península”, disse a diretoria da JR East em comunicado, onde destaca que iniciou as operações do trem exclusivo em resposta aos inúmeros pedidos de ciclistas.

Para utilizar o serviço, os passageiros deverão agendar o serviço com pelo menos 5 dias de antecedência. De acordo com a operadora do serviço, o preço da passagem ida e volta é de ¥6,500 (cerca de 189 reais).

Embora não seja a primeira vez que a JR East, uma rede ferroviária estatal, crie espaço em seus trens para o transporte de bicicletas, a atual iniciativa é a primeira no país a permitir o embarque das mesmas totalmente montadas e a vista de seus proprietários. No Japão, é permitido o embarque de bikes em trens, desde que dobradas, com suas rodas removidas ou dentro de mala-bikes.

Com o novo serviço, será possível viajar com a sua bicicleta presa atrás de seu assento e curtir a viagem na companhia de outros ciclistas.

error: Textos, fotos, artes e vídeos do site MTB Brasília estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não reproduza o conteúdo do jornal em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização