25 de abril de 2024

Sede da Google sofre com desaparecimento de suas bicicletas

Criadas para servir de meio de transporte para funcionários, as Google Bikes estão sendo abandonadas em lugares diversos, como no deserto de Nevada, no Alasca e até no México

Originalmente desenvolvido para incentivar a mobilidade sustentável entre seus funcionários, o sistema de compartilhamento de bicicletas do Googleplex, complexo de edifícios que formam a sede da Google tem sofrido nos últimos meses um surto de apropriação indevida de bikes por parte de moradores de diversas partes do país.

Caracterizadas por suas cores que remontam a logomarca da gigante tecnológica, as Google Bikes foram disponibilizadas para serem utilizadas por funcionários e visitantes da sede da empresa em Mountain View, na Califórnia. Na prática entretanto, as bicicletas tem sido abandonadas após o uso em lugares bem distantes, muitas vezes extrapolando os limites da cidade e até mesmo estaduais.

De acordo com o Jornal The Wall Street Journal, as bicicletas da Google têm vindo a ser utilizadas por bem mais do que apenas os funcionários da Google. Desde que as bicicletas começaram a receber rastreadores GPS para monitoramento de sua localização, algumas foram encontradas em lugares como o deserto de Nevada, Alasca e até no México.

Para tentar evitar que o problema continue a acontecer, a Google irá testar nos próximos meses um sistema que bloqueia remotamente as bicicletas que saírem do perímetro de seu campus. Enquanto isto não ocorre, empresa destacou um grupo de funcionários que se desloca pela cidade em busca das bicicletas, no sentido de trazer as Google Bikes de volta, para que realizem a função para a qual foram concebidas.

O número de bicicletas subtraídas justifica o investimento. Atualmente, a empresa conta com cerca de 1.100 dessas bicicletas no campus de Mountain View, mas todas as semanas entre 100 e 250 delas desaparecem sem explicações.

error: Textos, fotos, artes e vídeos do site MTB Brasília estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não reproduza o conteúdo do jornal em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização