20 de abril de 2024

Effetto Mariposa Caffélatex ZOT! Nano

Catalisador químico da marca italiana reage com o selante de pneus tubeless, vedando instantaneamente furos de até 10mm

Desde que surgiram no cenário do ciclismo em 1999, os chamados pneus sem câmara para bicicletas rapidamente tornaram-se uma alternativa eficaz e descomplicada contra danos causados por pedras e outros obstáculos na trilha. Com a invenção em 2001 dos chamados líquidos selantes – capazes de vedar em tempo real eventuais perfurações e até mesmo pequenos rasgos -, a combinação entre esses últimos e os pneus tubeless são hoje uma das melhores alternativas contra o problema que aflige 10 entre 10 mountain bikers: os pneus furados.

Entretanto, mesmo pneus sem câmara estão sujeitos a rasgos e furos de tamanho grande, onde o selante não consegue vedar de forma eficaz. Neste caso, até pouco tempo, a alternativa era utilizar uma câmara de ar comum, operação que nem sempre é prática e rápida no meio da trilha.

Para evitar isto, a Effetto Mariposa, fabricante do conhecido selante Caffélatex, desenvolveu o ZOT! Nano, um catalisador que reage com o líquido existente no interior do pneu tubeless, coagulando-o na região do furo de forma ser capaz de vedar furos e pequenos rasgos de até 10mm, segundo o fabricante.

Como funciona – Basicamente falando, o Caffélatex ZOT! Nano é um catalisador desenvolvido para reagir instantaneamente com os polímeros presentes na formulação do líquido selante Effetto Mariposa Caffélatex, aglutinando-os em um efeito similar ao do leite coalhado.

Em situações onde o dano ao pneu excede o tamanho de 5mm, normalmente o líquido selante em seu interior escapa sem reparar o furo. Neste caso, a aplicação do ZOT! Nano diretamente sobre a perfuração irá causar uma reação química que transformará o selante em uma massa viscosa capaz de vedar perfurações de até 10mm.

Ao entrar em contato com o selante, o catalisador ‘coagula’ os polímeros em uma massa capaz de vedar furos de maior diâmetro – Foto: André Ramosa / MTB Brasília

Desenvolvido para ser utilizado em emergências, o ZOT! Nano é apresentado na forma de uma bisnaga plástica de 10ml, com uma agulha oca de 1cm x 1mm em sua tampa, de forma ser aplicado diretamente na perfuração. Segundo o fabricante, um frasco possui a capacidade para reparar até 5 furos, sem redução da vida útil do líquido selante no interior do pneu.

É sempre bom lembrar que o catalizador ZOT! Nano sozinho não possui capacidade para vedar o pneu: é necessário que haja líquido selante em seu interior para que ocorra a reação química.

Para facilitar seu transporte e armazenagem, o frasco vem acompanhado de um suporte plástico para ser fixado junto ao porta-garrafas da bicicleta.

O ZOT! Nano vem acompanhado de um suporte plástico para ser fixado junto ao porta-garrafas da bicicleta – Foto: André Ramos / MTB Brasília

O teste – Após alguns meses utilizando o selante Caffélatex em minha bicicleta, eis que tive a sorte de contar com o ZOT! Nano em mãos quando uma pedra afiada produziu um pequeno rasgo lateral no pneu traseiro (se é que podemos chamar de ‘sorte’ o fato de ter o pneu da bike furado!).

De acordo com a Effetto Mariposa, o ZOT! Nano deve ser injetado diretamente no interior do pneu, na região onde ocorreu o dano. Simplesmente pingar o catalisador sobre o furo não irá vedá-lo, já que o mesmo precisa reagir com o selante, de forma a solidificá-lo.

O líquido catalisador precisa ser inserido no interior do pneu na região onde ocorreu o furo – Foto: André Ramos / MTB Brasília

Assim, localizei o furo, inseri a agulha em seu interior e apertei o frasco, enquanto torcia para que tudo desse certo e eu não voltasse a pé para casa.

Devido à pressão remanescente no interior do pneu, deve-se soltar a bisnaga do ZOT! Nano antes de retirar a agulha, orientação que não veio nas instruções e que eu acabei aprendendo a duras penas: Espirrou um monte de catalizador pra todo o lado! Uma dica: Sempre utilize óculos durante a operação, pois o risco de respingar catalizador e selante é grande.

Eficácia – O efeito catalizador não é imediato, mas ocorre em alguns segundos após a injeção. Como o rasgo foi na parede lateral, optei por girar a roda na posição horizontal por alguns minutos, de forma o selante espalhar melhor em sua superfície interna e reagir melhor com o ZOT! Nano. Após o procedimento, inflei novamente o pneu e comprovei que o mesmo encontrava-se devidamente vedado.

Superfície do pneu onde ocorreu o furo, após a utilização do ZOT! Nano – Foto: André Ramos / MTB Brasília

Poucas horas após chegar em casa, o pneu apresentou uma pequena perda de pressão, o que não voltou a ocorrer depois que o calibrei novamente. Uma cuidadosa inspeção na superfície do pneu comprovou a presença de uma massa compacta vedando o furo de forma (até o presente momento) definitiva.

A prova definitiva veio ao mergulhar a área afetada do pneu em uma bacia com água, que não registrou bolhas de ar escapando.

Effetto Mariposa Caffélatex Zot! Nano

Eficiência
Facilidade de uso
Custo x Benefício

Muito Bom

Um verdadeiro kit de primeiros socorros para sistemas de rodas tubeless

Conclusão – Em minha opinião, o catalizador ZOT! Nano revelou-se uma alternativa prática e relativamente rápida à opção de desmontar o pneu da roda e utilizar uma câmara de ar de emergência, o que geralmente se faz quando o selante não dá conta do recado.

Preço e disponibilidade – Distribuído no Brasil com exclusividade pela LaBici, o catalizador Effetto Mariposa Caffélatex ZOT! Nano pode ser adquirido nas principais lojas do país ao preço médio de 50 reais.

Pontos positivos

  • Fácil de usar;
  • Potencializa a vedação de furos de maior diâmetro.

Pontos negativos

  • Só funciona com o selante da própria marca (Caffélatex).

Sobre o autor

André Ramos é editor do website MTB Brasília
error: Textos, fotos, artes e vídeos do site MTB Brasília estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não reproduza o conteúdo do jornal em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização