16 de abril de 2024
Pedal das Capivaras lota a Ciclovia do Rio Pinheiros - Foto: Divulgação / Shimano

Pedal das Capivaras tem passeio pela despoluição do Rio Pinheiros neste sábado

Pedalada terá ponto de encontro no Mit Point, no Shopping JK Iguatemi, às 16h, e início logo em seguida, às 17h

Após a conclusão com êxito da primeira parte das ações pela despoluição do Rio Pinheiros, com o Debate realizado na manhã de quinta-feira (7), no auditório Coworking, em São Paulo, o evento terá sua continuidade neste sábado (9), com o Pedal das Capivaras, passeio de bicicleta na Ciclovia do Rio Pinheiros. O ponto de encontro será o Mit Point, dentro do Shopping JK Iguatemi, a partir das 16h, enquanto a pedalada terá início logo em seguida, às 17h.

“Foi um debate muito proveitoso com pessoas interessadas e envolvidas no tema da despoluição do Rio Pinheiros, com ideias ricas e opiniões construtivas a respeito da questão. Mas o grande mérito desse debate foi promover o networking entre estas pessoas, ONGs, empresas e associações. Agora, vamos para o segundo passo, que é o passeio no fim da tarde do sábado. É a parte lúdica pedalando na Ciclovia em prol desta causa”, conta João Magalhães, da comunicação da Shimano Latin America.

Participantes do debate com Sarah Shimada e João Magalhães – Foto: Divulgação / Shimano

Entre os convidados para debater o tema do Pedal das Capivaras, estiveram reunidos no auditório Coworking representantes da sociedade civil e de órgãos do governo, com experiência e conhecimento em diversas áreas. Todos eles trouxeram em seus discursos a importância de colocar em pauta a necessidade de despoluir o Rio nos holofotes da mídia e do poder público.

O projeto #VoltaPinheiros encabeçou a lista de confirmações do debate, representado pelo publicitário Marcelo Reis. Ao lado de outros cinco integrantes da equipe, Carolina Younis, Bruno Andrade, Andreza Aguiar, Pedro Utzeri e André Curi, o #VoltaPinheiros nasceu pela falta de cobrança aos setores públicos por parte da sociedade para solucionar o tema, ao sentirem que é chegado o momento de pressionar as entidades responsáveis pela questão. A iniciativa inclusive conta com um abaixo assinado.

Estiveram ainda no debate do Pedal das Capivaras, pessoas ligadas ao poder público, tais quais o vereador de São Paulo, José Police Neto, o diretor do EMAE (Empresa Metropolitana de Águas e Energia), Eduardo Rocha, e o diretor do Parque do Ibirapuera, Heraldo Guiaro. A representante do terceiro setor foi Filó, da ONG Pedal Sustentável, ao lado de seu sócio, José Carlos Armelin, enquanto a cicloativista Roberta Godinho expôs o ponto de vista de quem utiliza a Ciclovia às margens do Rio diariamente. Na área da comunicação, mais dois representantes com conhecimento para abordar o tema, a fotógrafa Marina Klink e Edu Gasperini, apresentador do programa Vamos Pedalar – TV Cultura.

Por fim, completaram o time do debate duas pessoas que podem ajudar na prática o sonho de ver o Rio Pinheiros um dia despoluído, Fran Junqueira, advogado e sócio da Biotecnicontrol, uma empresa do grupo Multieficiencia, com larga experiência na despoluição de rios; e Pedro Oliva, renomado atleta de caiaque, embaixador da Thule e organizador do Projeto Cachoeiras, que percorreu os mais de 1.100 km do Rio Paraíba do Sul, da nascente até sua foz, coletando dados de pesquisa e realizando ações ambientais.

Ciclovia do Rio Pinheiros – Principal opção para a prática do ciclismo na capital, a ciclovia foi fundada em fevereiro de 2010 e é administrada pela CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos). Com uma média mensal de 35 mil ciclistas usuários do espaço atualmente, ultrapassou em 2017 a marca de 3 milhões de usuários no total nestes quase oito anos de funcionamento. O percurso margeia o Rio Pinheiros e tem, hoje, extensão de 21,2 km, o que faz dela a mais longa de São Paulo, ou seja, ideal para treinamentos. Infelizmente a Ciclovia tem boa parte de seu trajeto interditada em razão de obras que não tem previsão de término.

Serviço

Pedal das Capivaras

  • Data: sábado – dia 9
  • Horário: 17 horas (concentração às 16 horas)
  • Local: Ciclovia do Rio Pinheiros
  • Ponto de encontro: Mit Point – Shopping JK Iguatemi
  • Endereço: Av. Pres. Juscelino Kubitschek, 2.041
error: Textos, fotos, artes e vídeos do site MTB Brasília estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não reproduza o conteúdo do jornal em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização