20 de abril de 2024

Novo recurso do WhatsApp aumenta a segurança nas pedaladas

Opção de compartilhamento de localização permite monitorar em tempo real a movimentação do ciclista e determinar sua localização em caso de emergência

Um dos aplicativos de mensagens instantâneas e chamadas de voz para smartphones mais utilizados no mundo, o WhatsApp conta desde algumas semanas com um novo e interessante recurso que permite aumentar a segurança de ciclistas em pedaladas solitárias ou não.

Desde sua última atualização, o app passa a contar com a possibilidade de compartilhar a localização de seu usuário em tempo real. Anteriormente, o aplicativo já contava com um mecanismo de compartilhamento de localização, mas apenas para indicar um local fixo onde a pessoa estava. Com o novo recurso Live Location, agora é possível também acompanhar sua movimentação no mapa, de forma similar à opção LiveTrack da Garmin e do Beacon, opção paga exclusiva para usuários premium do Strava.

Embora a localização em tempo real possa parecer algo invasiva em um primeiro momento, este recurso pode ser muito útil principalmente em questões de segurança, como monitorar em tempo real ciclistas pedalando sozinhos ou grupos de ciclistas que se aventuram em áreas de risco que podem ser, a partir de agora, acompanhados remotamente em tempo real por seus amigos e familiares.

Como utilizar – Assim como nos recursos de troca de mensagens e chamadas de voz, o WhattsApp Live Location conta com protocolo de criptografia de ponta a ponta, o que garante sua segurança.

Para utilizá-lo, basta escolher algum contato ou grupo do WhattsApp e ativar o recurso clicando no ícone do ‘clipe’ (anexar arquivo), localizado na barra de digitação. Em seguida, toque em localização e em seguida “Compartilhar localização atual”.

Neste momento, uma caixa de diálogo abrirá mostrando uma mensagem explicando como funciona o recurso. Clique em “Continuar” e em seguida escolha o tempo que você deseja deixar a sua localização visível. Caso necessário, digite alguma mensagem para o contato e clique no botão “Enviar”.

Caso queira interromper o compartilhamento, toque em “Encerrar”. Pronto! Agora você já sabe como usar o recurso de compartilhamento de localização em tempo real no Android.

error: Textos, fotos, artes e vídeos do site MTB Brasília estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não reproduza o conteúdo do jornal em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização