16 de abril de 2024

Chaveiro multifuncional Super B Tools TB-FD08

Leve, barata, prática e sem partes móveis, ferramenta da marca taiwanesa conta com 9 funções para resolver os principais problemas mecânicos encontrados no meio da estrada ou da trilha

Uma pequena e leve ferramenta que possibilita a realização dos reparos em bicicletas mais comuns e que, quando não está sendo utilizada, fica guardado junto às suas chaves. Esta é a proposta do chaveiro multifuncional TB-FD08, da marca taiwanesa Super B Tools.

De dimensões reduzidas (menos de 4cm de diâmetro) e leve (29 gramas), o TB-FD08 pode ser utilizado como um chaveiro comum e ‘esquecido’ até o momento de ser utilizado. Sem peças móveis e com as ponteiras das suas ferramentas prontas para serem utilizadas, a ferramenta contém as principais funções necessárias em um bom kit de reparos:

  • Chaves Allen nas dimensões 3, 4, 5 e 6;
  • Chave Philips;
  • Chaves de ajuste de raios 3.2 e 3.5mm;
  • Chave hexagonal 10mm

Tolerâncias – Precisão é a principal exigência em qualquer modelo de ferramenta, seja ela portátil ou de oficinal profissional. Uma ferramenta que não possua as dimensões exatas de suas especificações pode não apenas ter sua eficiência comprometida, mas inclusive danificar os caros componentes de sua bicicleta.

Basicamente existem duas técnicas principais de fabricação de ferramentas de uso manual: as forjadas, criadas através de um molde no qual o metal entra por pressão; e as esculpidas por um torno CNC, a partir de um bloco sólido de metal. Devido às diferenças de densidade entre o metal líquido e o solidificado, via de regra as ferramentas forjadas possuem uma tolerância maior de medidas, o que pode resultar em pequenas folgas entre estas e o parafuso. Quanto maior esta folga, maior a possibilidade de se espanar tanto a ferramenta quanto o parafuso.

Nas ferramentas esculpidas por tornos computadorizados, as tolerâncias são menores, resultando em uma maior precisão. Por outro lado, costumam ser muito mais caras e durarem menos.

Feita em aço forjado, a TB-FD08 não foge à regra. Ao manuseá-la, detectei um pequeno jogo entre a mesma e os parafusos da bicicleta. Uma medição realizada com um paquímetro comprovou minhas suspeitas: enquanto que na ferramenta de Allen de bancada Park Tool PH-5 o diâmetro é de exatos 5,0mm, a ferramenta portátil da Super B Tools apresentou 4,94mm, uma variação de 0,06mm.

Para tirar a prova, resolvi tomas as medidas das demais chaves:

Ponteira Medida declarada Medida real* Variação*
Allen 3 3mm 2,93mm 0,07mm
Allen 4 4mm 3,94mm 0,06mm
Allen 5 5mm 4,94mm 0,06mm
Allen 6 6mm 5,92mm 0,08mm
Hexagonal 10 10mm 10mm N/D
Chave de raio 3.5 3,5mm 3,48mm 0,02mm
Chave de raio 3.2 3,2mm 3,28mm -0,08mm

*Medição realizada pelo paquímetro digital Park Tool DC-1 

É bom ressaltar que a TB-FD08 não é uma ferramenta de bancada e sim um acessório para uso emergencial, o que torna essas diferenças de medição um tanto quanto ‘perdoáveis’, ainda mais levando-se em consideração que 0,06mm é a espessura de uma fio de cabelo.

Seja como for, como em toda mini ferramenta emergencial, evite ao máximo o excesso de torque, para evitar danos.

Testando a ferramenta – Apesar de seu pequeno tamanho, não tive maiores dificuldades em operar a TB-FD08. Apesar de seu design não ser dos mais ergonômicos, via de regra consegui apertar e afrouxar parafusos sem maiores problemas, com exceção da chave hexagonal 10, situada no centro da ferramenta, que por falta de uma alavanca apropriada exigiu um certo esforço para ser usada.

Devido ao tamanho curto de suas ponteiras, usuários da TB-FD08 poderão encontrar dificuldades no acesso a alguns parafusos mais ‘escondidos’ como os do câmbio dianteiro e das manetes dos freios. Já as chaves de raios funcionaram tão bem quanto ferramentas de bancada.

Chaveiro multifuncional Super B Tools TB-FD08

Versatilidade
Precisão
Eficiência
Preço

Muito Bom

Ferramenta pequena e discreta, que cumpre a função de realizar pequenos reparos na bike

Conclusão – Para quem detesta carregar qualquer tipo de peso extra, ou para aquele ciclista que costuma esquecer de colocar um kit de reparos em seu bolso todas as vezes que sai para pedalar, o chaveiro multifuncional TB-FD08 é a ferramenta perfeita para resolver a maioria dos problemas mecânicos mais comuns. Seu tamanho mínimo e a possibilidade de deixá-lo permanentemente junto ao molho de chaves da sua casa e/ou carro reduz bastante a possibilidade de esquecimento.

Sem partes móveis e forjado em aço com alta resistência a corrosão, a ferramenta da Super B Tools é um acessório que provavelmente irá acompanhar seu proprietário durante muitos e muitos anos sem deixá-lo na mão.

Preço e disponibilidade – Nos Estados Unidos, o chaveiro multifuncional TB-FD08 pode ser comprado por apenas 5 dólares em sites como o e-Bay. Já no Brasil, a LM Bike, distribuidora exclusiva da marca Super B Tools no país, optou por não comercializar a ferramenta, que é utilizada apenas como brinde em ações de marketing da empresa.

Pontos positivos

  • Pequena;
  • Leve;
  • Compacto;
  • Durável;
  • 8 ferramentas prontas para o uso.

Pontos negativos

  • Ponteiras curtas dificultam o acesso a alguns componentes da bike;
  • Pequena disparidade em relação às medidas das ferramentas;
  • Chave hexagonal de 10mm não proporciona uma boa alavanca.

Sobre o autor

André Ramos é editor do website MTB Brasília
error: Textos, fotos, artes e vídeos do site MTB Brasília estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não reproduza o conteúdo do jornal em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização