25 de abril de 2024

Niobium e-Bike, a bicicleta elétrica que quer revolucionar a mobilidade urbana no Brasil

Com autonomia de até 100km, bicicleta projetada e desenvolvida no Brasil é a primeira no mundo construída com quadro feito em liga de aço-nióbio, material que confere maior leveza, resistência e eficiência

A EDG, empresa de tecnologia fundada pelo piloto Lucas di Grassi, traz ao mercado brasileiro a EDG Niobium e-Bike, a primeira bicicleta elétrica urbana 100% projetada, desenvolvida e fabricada no Brasil. O produto, pensado para ser um meio de transporte mais acessível, tem custo ao usuário mais baixo que o do transporte público. Mobilidade limpa, de emissão zero de poluentes, em harmonia com as exigências ambientais.

Lucas di Grassi é piloto de renome internacional. Atual campeão mundial da Fórmula E, categoria de carros elétricos, o competidor da Audi Sport é também CEO da Roborace, uma modalidade de competição entre carros autônomos. Seu conhecimento técnico e experiência no desenvolvimento de veículos elétricos o levou a fundar a EDG em parceria com a Electric Dreams, empresa baseada no Parque Tecnológico de São José dos Campos (SP).

Com a colaboração de engenheiros aeroespaciais, Lucas desenvolveu a EDG Niobium e-Bike, a única bicicleta elétrica do país capaz de rodar até 100 quilômetros sem precisar de recarga. Para aumentar sua autonomia, durabilidade, resistência e eficiência, o quadro da bike é feito em nióbio, fruto da parceria com a CBMM (Companhia Brasileira de Metalurgia e Mineração), que fornece o material, muito usado na indústria de alta tecnologia – como em aparelhos de ressonância magnética e até mesmo na propulsão de foguetes.

Outro fator determinante para a maior autonomia do mercado nacional entre as bicicletas elétricas é sua bateria de íons de lítio, mesmo material usado nos veículos de alta tecnologia, como a bateria usada na Fórmula E. A peça fica alojada no interior do quadro de nióbio, o que distribui a massa do conjunto, que no total pesa apenas 15 quilos. Com porta USB-C, seu tempo de recarga é de 25 km de autonomia por 1 hora de carga. A EDG já possui tecnologia para uma recarga de 6 minutos para 100 quilômetros. Além disso, a EDG Niobium e-Bike conta com sistema de recuperação energética, como acontece nos carros da Fórmula E e da Fórmula 1: a energia das frenagens é transformada em eletricidade que retorna à bateria.

“Desenvolvemos o produto baseado nas expectativas e nas necessidades do usuário moderno. Conectividade, confiabilidade, resistência, autonomia, baixo custo por quilômetro rodado, e eficiência”, ressalta Di Grassi.

O fundador da EDG justifica a opção pelo projeto da e-bike. “O carro elétrico ainda é uma realidade distante no Brasil, muito disso em virtude da ausência de infraestrutura para recarga destes veículos. Por isso, o primeiro meio possível de transporte movido a eletricidade, com capacidade de adesão em massa, na visão geral de transformar a mobilidade urbana brasileira, tem de ser a bicicleta, que tem o menor custo por quilômetro rodado, o que é 167 vezes mais eficiente do que um automóvel leve”, afirma Di Grassi.

“A bike elétrica é o primeiro passo. Nosso planejamento a longo prazo é usar esse know-how para transformar a indústria da mobilidade no mundo”, conclui.

Maiores informações sobre vendas e valores da EDG Niobium e-Bike serão anunciadas posteriormente.

Especificações técnicas

EDG Niobium e-Bike

Peso: 15kg
Potência do Motor: 700 W
Torque Máximo: 47 N.m
Velocidade Máxima: 50 km/h (limitada em vias públicas a 25km/h)
Autonomia: 100 Km
Bateria: Em íons de lítio com células 21700 de tecnologia automotiva e carregamento por USB-C
Quadro: Feito em liga de aço-nióbio com desenho estrutura de suspensão feito por computador
Conectividade: Smartphone via Bluetooth para iOS e Android
Software e Controles: Sistemas KERS e ABS de freio traseiro, 3 modos de controle de assistência elétrica, GPS integrado, Rede Mesh de dados do usuário, computador de bordo interno
Comprimento: 0,62m
Largura: 15kg
Altura: 0,97m
Altura do Assento: Ajustável
Distância Entre Eixos: 1,07m

 

Sobre a EDG

A EDG é uma empresa de tecnologia 100% brasileira focada em soluções para a mobilidade e pauta-se pela inovação, pela eficiência e pelo respeito a seus clientes e parceiros, com o objetivo de transformar a maneira com a qual as pessoas se deslocam, alinhada com as exigências ambientais.

Fundada pelo piloto Lucas di Grassi, campeão mundial da Fórmula E, categoria de carros elétricos, e CEO da Roborace, de carros autônomos, a EDG nasceu da necessidade de revolucionar a mobilidade urbana brasileira. Como as principais cidades do país ainda carecem de infraestrutura de recarga para veículos movidos a eletricidade, a primeira solução proposta é a EDG Niobium e-Bike.

O projeto nasceu de uma parceria do piloto, que tem mais de 15 anos de experiência no automobilismo de mais alto nível mundial, além de sua expertise no desenvolvimento de veículos elétricos, com engenheiros aeroespaciais brasileiros, com a intenção de trazer novos parâmetros para a mobilidade urbana.

error: Textos, fotos, artes e vídeos do site MTB Brasília estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não reproduza o conteúdo do jornal em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização