24 de abril de 2024

Saris apresenta rack basculante que permite o acesso ao porta-malas do automóvel

Suporte para bicicletas Saris Glide pode transportar simultaneamente até cinco bicicletas e conta com exclusivo sistema com amortecedor a gás que permite sua movimentação sem grande esforço

Com mais de quatro décadas de experiência no desenvolvimento de suportes automotivos para o transporte de bicicletas, a Saris anunciou o pré-lançamento de seu mais novo modelo, voltado para usuários de veículos com porta traseira para bagagem que volta e meia deparam-se com o transtorno de ter que desmontar o rack todas as vezes que precisam retirar algo do porta-malas.

Batizado de Glide, o novo suporte para bikes da marca estadunidense conta com um engenhoso sistema basculante que permite baixar e levantar o mesmo com uma única mão – mesmo totalmente carregado -, de forma possibilitar o acesso ao porta-malas do automóvel.

O segredo do Glide é a utilização de uma báscula do tipo four-bar linkage (similar ao utilizado em alguns modelos de suspensão para bicicletas) que utiliza um amortecedor a gás para auxiliar na operação de movimentação. Para acionar o dispositivo, basta apertar um gatilho em uma manopla para liberar a trava e puxar o suporte para trás ou para a frente.

O rack conta ainda com trava acionada por chave, para evitar seu roubo quando o carro estiver estacionado.

Com o peso total de 16 quilos, o Saris Glide pesa metade do peso de seu concorrente mais próximo e pode transportar simultaneamente até cinco bicicletas de 16kg cada, dependendo do modelo (serão fabricados dois modelos distintos, para 4 e 5 bikes).

Para viabilizar sua produção em escala industrial, a Saris lançou uma campanha de arrecadação de fundos através do site de financiamento coletivo Kickstarter, onde o Glide poderá ser adquirido em regime de pré-venda, pelo preço de 250 dólares (modelo para 4 bicicletas) e 275, para o modelo de 5 bikes. Ao término da campanha, os preços a serem praticados serão de 500 e 550 dólares, respectivamente.

error: Textos, fotos, artes e vídeos do site MTB Brasília estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não reproduza o conteúdo do jornal em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização