24 de abril de 2024

Dispositivo eletrônico impede acidentes com bikes instaladas em racks de teto

Instalado no teto do automóvel, Raacked emite pulsos ultrassônicos que detectam possíveis obstáculos a frente do veículo que possam danificar a bicicleta

Uma das formas preferidas para se transportar bicicletas em automóveis, os racks ou suportes de teto podem resultar em um problema sério, caso o motorista não se atente para obstáculos que possam danificar suas preciosas companheiras de pedaladas. Portas de garagem, entradas de drive-thru e até mesmo viadutos com pé direito baixo podem ocasionar em uma colisão com consequências sérias.

Foi para evitar isto que um pequeno grupo de inventores, hackers e designers oriundo de diversas partes do mundo desenvolveram o Raacked, um dispositivo que avisa ao motorista sobre obstáculos em potencial que possam interferir na passagem do automóvel com bicicletas instaladas em seu teto.

Uma vez instalado no rack do automóvel, o Raacked passa a emitir pulsos ultrassônicos que, quando refletidos de volta – indicativo de um potencial obstáculo -, avisam o motorista através de um receptor similar a um pendrive instalado no rádio do veículo.

À prova d’água e com um alcance efetivo de até 3,7 metros, o Raacked está sendo comercializado em regime de pré-venda através do site de financiamento coletivo Kickstarter, onde as primeiras unidades deverão estar disponíveis a partir do fim deste ano.

error: Textos, fotos, artes e vídeos do site MTB Brasília estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não reproduza o conteúdo do jornal em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização