28 de março de 2024
Largada do Bike Series Velo Città 2017 - Foto: SBorges

Bike Series: ciclistas aceleram no autódromo Velo Cittá

Ciclistas Francisco Chamorro e Barbara Bianca são os mais velozes no desafio 3 Horas Velo Città, realizado no último sábado (26 de agosto) em Mogi-Guaçu (SP)

Imagine pedalar numa pista perfeita, liberada para bikes, com asfalto impecável, curvas de vários tipos, descidas e subidas para todos os gostos. Assim foi o Desafio 3 Horas Velo Città, realizado pelo Bike Series no último sábado (26) sob sol forteque tirou cedo da cama mais de 400 ciclistas de todos os cantos do Estado de São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Paraná, entre outros locais, para encarar a competição de ciclismo em Mogi-Guaçu (SP).

Vagas esgotadas para 400 atletas – Foto: SBorges

A corrida foi um misto de velocidade e resistência. Para maioria, um verdadeiro desafio pessoal para encarar cada volta no autódromo – que pela primeira vez foi utilizado no sentido contrário – aumentando a emoção e o desafio ao longo dos 3.435 metros de extensão e pouco mais de 50 metros de altimetria acumulada por volta. O vento cruzado foi a principal barreira dos participantes que buscavam pedalar em grupos para aproveitar o vácuo das bikes. 

“O tempo ajudou. Apesar do vento contra na subida, o pessoal está se divertindo. Colocamos o limite de 400 participantes para assegurar a segurança. Esse número foi atingido e toda a estrutura foi montada para atender melhor o participante. O saldo é muito positivo” – comenta Décio Rolim, diretor executivo da Driver Brasil / Bike Series.

Curvas em alta velocidade – Foto: SBorges

Meta 100k – Para os ciclistas mais velozes, a meta era alcançar os 100km ao longo das três horas de duração do desafio. O campeão Francisco Chamorro (Funvic/ Brasil Pro Cycling) faturou o bicampeonato no Velo Cittá após pedalar 101km (30 voltas), numa velocidade média de 34km/h. O campeão do Desafio 6 horas Velo Cittá em 2016, superou o ciclista Otávio Bulgarelli (Ciclismo Expert) no sprint final para conquistar o título de 2017.

“O percurso ao contrário ficou mais duro. Ano passado, era uma subida contínua com cerca de 700m, neste ano subia por mais tempo, aproximadamente 1,5km”, compara o ciclista Francisco Chamorro. “Mas foi um grande desafio, além de me divertir e estar acompanhado da minha família, na pista saímos numa fuga com alguns (6) ciclistas, fizemos um revezamento e deixamos para decidir quem estava melhor no sprint. O “Bulga” atacou na descida, conseguimos buscar e passar ele na chegada” – relata o campeão.

O campeão brasileiro de ciclismo (2012) e apresentador do canal Ciclismo Expert, Otávio Bulgarelli terminou na segunda colocação geral, seguido por Daniel Figueira Mendes, Ademir Luiz Pereira e Luciano Aparecido Ferreira da Rocha, completando os cinco primeiros colocados na classificação geral, respectivamente.

Mais de 50 mulheres em ação – Foto: SBorges

Mulheres em ação – As mulheres marcaram grande presença no evento Bike Series Velo Città com mais de 50 participantes divididas nas categorias Sport (amadores, não federados) e Pró (atletas federados), competidoras solo ou em dupla.

“Participei da primeira edição em Interlagos. Gostei muito da prova porque não precisa depender o pelotão, é uma corrida com você e a bicicleta. Então me inscrevi de novo e foi novamente uma prova de resistência. Quem estava treinado conseguiu andar melhor,” comentou a campeã Barbara Bianca Imbrioli dos Santos, da equipe Só Bike/Safety Bike que completou 27 voltas.

O pódio geral Feminino ainda contou Karina Del Picchia e Evelyn Moura, ambas da equipe Velo48 na segunda e terceira colocações, respectivamente. Seguidas por Line Berg Oestergaard (Kavalaria Bike Team) e Janet Correia (Specialized Brasil) completando as cinco primeiras.

“O ciclismo precisa de eventos assim. Existe cada vez mais um interesse das mulheres pelo esporte e é muito bom ter um lugar como os autódromos, em que para participar não é preciso ter experiência no pelotão, basta vontade e a bicicleta” – acrescentou a campeã.

Diversão para toda família – Fora das pistas, os familiares e os acompanhantes também prestigiaram o evento.

“O evento cresceu muito. O pessoal já vem com a família, crianças, esposa, amigos… Além dos competidores, as pessoas vieram passear no sábado de sol. Isso é muito bom para o ciclismo, as pessoas fazem um esporte, ficam ao ar livre, tiram o estresse da semana, tudo isso é muito bom” completa Chamorro. 

O evento no Velo Città foi realmente uma festa. Graças a comemoração dos 10 anos da Driver Brasil, organizadora do Bike Series. 

Próxima parada: Fazenda Capuava – Após a estreia do Bike Series no emblemático autódromo de Interlagos (São Paulo-SP) no mês de julho, e a passagem pelo sofisticado autódromo do Velo Città (Mogi-Guaçu) em agosto, a grande final acontecerá em grande estilo na charmosa pista do autódromo da Fazenda Capuava, em Indaiatuba (SP), no dia 25 de novembro: “O circuito de Capuava, dentro de uma fazenda lindíssima, com visual de cartão postal,” afirma o organizador. 

Vagas limitadas, garanta já sua inscrição pelo site Ticket Agora!

Resultados – Os resultados completos você confere no site oficial

Sobre o Bike Series – O objetivo do Bike Series é levar os ciclistas para locais especialmente preparados para recebê-los, sempre priorizando a segurança. São autódromos e aeródromos particulares, ambientados com toda infraestrutura necessária para realizar eventos em pista, com equipe de resgate, manutenção básica, praça de alimentação e espaço conforto. Os desafios podem ser individuais ou em equipes no formato Flying lap ou Endurance. 

error: Textos, fotos, artes e vídeos do site MTB Brasília estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não reproduza o conteúdo do jornal em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização