19 de abril de 2024
Foto: Escola Park Tool / Divulgação

Escola oferece curso de mecânica de bicicletas exclusivo para mulheres

Primeira turma terá aulas em agosto; objetivo é quebrar paradigma e ampliar a presença feminina no ambiente

A partir de agosto, o público feminino ganha mais um motivo para conhecer e aprender mais sobre bicicletas. Referência nacional em cursos de mecânica, a Escola Park Tool abriu vagas para o primeiro curso exclusivo para mulheres. O primeiro módulo será o Iniciante e será bem parecido com o já existente – a diferença é que o direcionamento de conteúdo e a linguagem serão focadas no público feminino. As vagas já estão abertas.

Se o curso é o mesmo que já existe, então qual o motivo de se criar um exclusivo para mulheres? De acordo com Renata Paiva, gerente comercial da Escola Park Tool no Brasil, um dos principais motivos é quebrar o paradigma de que a oficina da bicicletaria é um ambiente masculino, além de estimular a presença feminina neste nicho.

“A mecânica não é e nem pode ser vista como algo só para homens. As mulheres precisam desse espaço, seja para quem quer aprender a mexer na própria bicicleta, seja para quem vê na mecânica uma profissão”, explicou.

Os números já mostram um aumento no percentual de mulheres que procuram este tipo de especialização. Em 2016, foram 40% mais mulheres formadas na Escola Park Tool se comparado com o ano anterior.

Bancadas onde serão realizadas as aulas – Foto: Murilo Rezende / Seppia

O curso – O primeiro módulo exclusivamente feminino acontecerá no dia 21 de agosto, com uma duração total de 7 horas de aula. Nele, as alunas terão uma visão completa de como funciona a bicicleta e inclusive colocarão a mão na massa em serviços como troca de câmara de ar, pneus, freios e ajuste de transmissão.

Antes disso, porém, receberão uma visão geral sobre vários temas relacionados à manutenção da bicicleta e também uma apresentação sobre as ferramentas que serão utilizadas. São apenas 8 vagas abertas, com duas alunas por bancada. Desta forma, todas as inscritas terão a oportunidade, de fato, de trabalhar na bicicleta.

As inscrições podem ser feitas clicando aqui e escolhendo a opção “feminino”. As aulas serão realizadas em São Paulo-SP.  

O curso é indicado para qualquer mulher que queira conhecer mais sobre o funcionamento da bicicleta. O conteúdo aprendido durante o módulo é equivalente a uma manutenção preventiva de 90 dias. 

error: Textos, fotos, artes e vídeos do site MTB Brasília estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não reproduza o conteúdo do jornal em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização