20 de abril de 2024

Como escolher o modelo ideal de roupas para ciclismo

Atletas experientes dão dicas de quais diferenciais procurar no equipamento ideal para quem pedala mountain bike ou estrada

Camisa Scott RC Pro – Foto: Divulgação / Scott
Além da bicicleta, ferramentas e suplementos, outra item fundamental para o ciclista é qual uniforme irá utilizar durante o pedal. A escolha do vestuário ideal é muito importante, pois só a roupa certa poderá proporcionar conforto e ventilação, garantindo que o atleta se dedique total e exclusivamente ao seu desempenho durante a prova ou treinamento.

E para escolher o melhor equipamento a receita até que é simples: esteja atento a todos os detalhes.

“Recomendo começar observando o zíper. É sempre bom ver se ele abre ou não por inteiro antes de tudo. Depois eu costumo checar se o modelo tem ventilação das laterais. Acabamento elástico e profundidade nos bolsos também são importantes, pois se for pedalar mountain bike, existe o risco de perder os pertences pelo caminho devido aos impactos”, quem dá a dica é o atleta Scott, João Paulo Firmino.

Roupa de ciclismo Scott Endurance 10 – Foto: Divulgação / Scott

Evite pegar roupas emprestadas – Unanimidade entre os ciclistas experientes, outra boa recomendação para quem está começando é evitar pegar a roupa emprestada. A melhor solução é buscar um modelo de camisa, bermuda ou bretelle que se ajuste perfeitamente ao corpo de quem está pedalando.

“Antes de olhar qualquer coisa, a pessoa deve estar atenta ao tamanho. Uma camisa muito grande pode prejudicar a aerodinâmica, causando o chamando ‘efeito paraquedas’. Além disso, a chance dos pertences caírem dos bolsos também é maior. Questione as medidas de cada fornecedor, pois o tamanho pode variar de acordo com as marcas e os modelos. Prove e escolha um modelo que tenha bom acabamento e tecido de qualidade para evitar estes problemas”, diz João Paulo.

Roupa de ciclismo feminina Scott Endurance 40 – Foto: Divulgação / Scott

Roupas femininas – Para as mulheres, a decisão é ainda mais importante. Afinal, contar com roupas especialmente desenvolvidas possibilita mais do que versatilidade e respiração. O conforto será um diferencial como afirma a atleta Lais Saes. Por isso, como a dia de pegar emprestado, é fundamental evitar improvisações.

“Procuro usar roupas com modelagem fit e feitas exclusivamente para o público feminino. A modelagem é bem diferente das roupas masculinas, pois se ajusta muito melhor ao corpo proporcionando maior conforto durante o pedal”, diz Lais.

“O forro das bermudas e dos bretelles femininos também são diferentes, pois foram desenhados para se adaptarem ao nosso corpo. Normalmente possuem o cós mais alto, o que tem sido a preferência entre as consumidoras”, completa a atleta da Scott.

error: Textos, fotos, artes e vídeos do site MTB Brasília estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não reproduza o conteúdo do jornal em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização