29 de março de 2024

Sistema de bicicletas compartilhadas de Porto Alegre (RS) celebra 1 milhão de viagens

Para celebrar o marco histórico, seis usuários do Bike PoA foram contemplados com passe livre por um ano no serviço

O sistema de compartilhamento público de bicicletas da cidade de Porto Alegre (BikePoA) comemorou ontem o Dia Mundial da Bicicleta com um marco histórico: 1 milhão de viagens realizadas desde sua implementação, em 2012.

A marca foi celebrada pela Prefeitura da cidade na manhã de ontem (19) com o evento Um Milhão de Pedaladas, na Estação Iberê Camargo, zona sul de Porto Alegre. Durante a festividade, os cinco usuários que mais utilizaram as bicicletas desde o início da implantação do serviço foram contemplados com um passe livre no sistema durante um ano. Além disso, a usuária que realizou a milionésima viagem do programa, a engenheira civil Camila da Silveira Machado, também foi contemplada com o Passe Livre.

Sucesso – As ‘laranjinhas’, como são conhecidas popularmente as bicicletas do sistema Bike PoA, caíram no gosto dos moradores de Porto Alegre e dos turistas que visitam a cidade. “Ficamos felizes com o primeiro milhão de viagens do Bike PoA, pois isso demonstra que as laranjinhas estão contribuindo para as pessoas se deslocarem pela cidade de uma maneira sustentável e saudável”, diz o diretor-presidente da Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC), Marcelo Soletti.

Atualmente, o BikePoa conta com 195 mil usuários cadastrados, abrangendo 13% da população da capital gaúcha. Cerca de 70% das viagens são feitas durante a semana, entre as 16h e 20h. As bikes estão espalhadas por 40 estações na cidade, sendo as do Shopping Praia de Belas, Shopping Barra Sul e Redenção as mais procuradas pelos usuários.

“Esses dados comprovam que, além de viagens de lazer, as bicicletas são muito utilizadas como deslocamento para o trabalho”, explica Soletti.

Curiosidades

A EPTC registrou várias curiosidades sobre o BikePoA que dão um verdadeiro retrato sobre como as ‘magrelas’ são utilizadas como meio de transporte pelas ruas, avenidas e ciclovias da cidade. Confira:

  • O Bike PoA conta com mais de 195 mil usuários cadastrados. O número equivale a 13% da população de Porto Alegre.
  • 70% das viagens com as laranjinhas são feitas durante a semana.
  • Quase metade das viagens acontecem entre 16h e 20h.
  • São 400 bicicletas espalhadas pelas 40 estações da cidade. Ou seja, em média, cada laranjinha realizou 2.500 viagens no período.
  • As estações com mais retiradas e devoluções de bicicletas são Shopping Praia de Belas, Shopping Barra Sul e Redenção Mercadinho.
  • Foram percorridos mais de 2,3 milhões de quilômetros, o que equivale a 33 mil voltas pelas margens do Guaíba em Porto Alegre.
  • Desde o início, as viagens com as laranjinhas deixaram de emitir mais de 350 toneladas de CO2 na atmosfera, se considerarmos que tal volume poderia ter sido gerado pelo uso do carro.
  • As estações de bikes utilizam energia solar e comunicação wireless para se conectar com o sistema integrado.
error: Textos, fotos, artes e vídeos do site MTB Brasília estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não reproduza o conteúdo do jornal em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização