29 de março de 2024
RockShox Judy Gold RL

RockShox ‘ressuscita’ sua linha de garfos amortecedores Judy para bicicletas MTB

Equipada com eixo Boost e tecnologia herdada da RockShox Pike, novas Judy Gold RL e Judy Silver TK serão a opção da marca norte-americana para bicicletas de linha econômica / intermediária

Um dos maiores expoentes do mundo no desenvolvimento e produção de amortecedores para bicicletas, a norte-americana RockShox anunciou o relançamento de sua icônica linha Judy de garfos de suspensão. De acordo com comunicado à imprensa, a nova linha, que incorpora tecnologias dos modelos topo de linha da marca, deverá suprir os mercados de bicicletas MTB de entrada e preço intermediário.

Primeiro amortecedor dianteiro da marca a utilizar cartucho fechado de óleo no lugar dos complicados sistemas de banho aberto, a Judy revolucionou o mercado na década de 90, ao oferecer uma tecnologia que resultou em garfos de suspensão mais leves e de manutenção menos complicada, utilizada até hoje nos demais modelos da RockShox e copiada por seus concorrentes.

Seja por crise de criatividade na escolha do nome ou por mero marketing saudosista, a nova linha Judy pouco lembra o design dos modelos originais, disponibilizados em cores berrantes como azul celeste e amarelo.

Com um novo chassis e com tecnologia herdada do modelo topo de linha Pike, as novas Judy Gold RL e Judy Silver TK deverão substituir os atuais garfos de suspensão de entrada XC30 e XC32 Solo Air, fornecidas como OEM para bicicletas de entrada. Disponibilizadas para os formatos de roda 27.5 e 29 polegadas, são compatíveis com pneus de até 3.0″ de largura, graças a adoção do padrão de eixos Boost de 110mm, sem abrir mão da leveza e da rigidez estrutural. 

RockShox Judy Gold RL

Ambos os modelos utilizam blocagem de roda com a tecnologia Torque Cap, utilizadas nos demais modelos de garfos da marca. O curso de amortecimento de ambos os modelos pode ser ajustado internamente mediante a adição ou subtração de espaçadores localizados na canela esquerda, abaixo do cartucho de ar. Desta forma, é possível ajustar o curso da suspensão entre 80 a 120mm.

Os dois modelos fazem uso da tecnologia Solo Air de cartucho pneumático único, localizado na perna esquerda do garfo. No lado esquerdo, a Judy Gold RL conta com ajustes de compressão Motion Control RL, controlado por um dial na parte superior (com opção de controle remoto no guidão) e ajuste de retorno, na parte de baixo do amortecedor.

RockShox Judy Silver TK

Já o modelo ‘econômico’ Judy Silver TK utiliza a tecnologia TurnKey para controle de compressão, que destrava automaticamente a compressão caso o usuário esqueça o amortecedor bloqueado em situações de impacto, evitando danos ao amortecedor.

Mais leve que o modelo de entrada, a Judy Gold RL conta com canelas em alumínio anodizado na cor preta, com marcações de pressão do ar impressas em sua lateral. Mais pesada que sua ‘irmã’, a Silver TK utiliza canelas em aço, com acabamento cromado.

Disponibilizada no mercado a partir do próximo mês, a nova Judy Gold RL deverá ser comercializada por valores entre 380 a 450 dólares. Já o modelo Silver TK também estará disponível nesta período, mas apenas para o mercado de OEM.

error: Textos, fotos, artes e vídeos do site MTB Brasília estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não reproduza o conteúdo do jornal em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização