28 de março de 2024
Bicicletas do sistema Bike Sampa - Foto: Elisa Rodrigues / Secretaria Municipal de Transportes

Bicicletas compartilhadas do Bike Sampa são alvo de onda de furtos

Só no primeiro semestre deste ano 112 bicicletas laranjas foram roubadas na cidade de São Paulo

Com o aumento da oferta de estações de bicicletas compartilhadas, a cidade de São Paulo tem registrado um aumento recorde no roubo de bikes de aluguel. Só neste ano, nada menos que trezentas e quinze unidades – mais que uma por dia – foram furtadas na cidade, segundo informações da Serttel, empresa que administra o serviço de aluguel de bicicletas Bike Sampa através de uma parceria da Prefeitura de São Paulo com o banco Itaú.

De acordo com levantamento realizado pelo portal de notícias Fiquem Sabendo, dos 816 boletins de ocorrência referentes a roubos e furtos de bicicletas, em 20% dos casos (112) a bicicleta levada pelo suspeito era do serviço de aluguel de bicicletas. Entre os bairros da cidade, Perdizes, na zona oeste Vila Matilde, na zona leste, lideram os casos de furtos e roubos de bikes alugadas na capital paulista.

112 bicicletas compartilhadas foram furtadas ou roubadas no primeiro semestre de 2016

Fonte: Portal Fiquem Sabendo
Fonte: Portal Fiquem Sabendo

Para inibir este modalidade de crime, a Secretaria de Estado da Segurança Pública informou que após reunião realizada no mês passado com a Associação de Ciclistas de SP, criou uma nova resolução que determina a inclusão do número das séries de bicicletas nos registros de boletins de roubo e furto.

70% das ocorrências foram registradas em apenas 4 delegacias

Fonte: Portal Fiquem Sabendo
Fonte: Portal Fiquem Sabendo

Segundo o secretário da Segurança Pública de São Paulo, Mágino Alves Barbosa Filho, será criado um banco de dados com os números de identificação das bicicletas furtadas ou roubadas no sistema Detecta, que poderá ser acessado por toda a polícia paulista. O secretário enfatiza que as polícias Civil e Militar estão empenhadas em conter os roubos a ciclistas e trabalham em conjunto na elucidação dos crimes. “A PM está à disposição do banco que patrocina a iniciativa de oferecer o serviço de aluguéis de bicicletas, bem como seus usuários, para orientar e dar dicas sobre como evitar a ocorrência de delitos”, disse o secretário.

error: Textos, fotos, artes e vídeos do site MTB Brasília estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não reproduza o conteúdo do jornal em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização