29 de março de 2024

Pulseira eletrônica mede o nível de hidratação do organismo do atleta

LVL evita a ocorrência de desidratação e monitora os batimentos cardíacos do atleta com uma precisão entre oito a dez vezes maior que os atuais modelos do mercado 

Após sofrer um grave derrame em consequência de uma desidratação, o atleta amador Dustin Freckleton passou boa parte de seu tempo na fisioterapia pensando em uma maneira de evitar os riscos da falta de água no organismo. O resultado foi a criação do LVL, o primeiro monitor de hidratação do mercado voltado para uso esportivo.

Sob a forma de uma pulseira que lembra vagamente um smartwatch, o LVL possui um sensor infravermelho que mede constantemente as camadas de pele do pulso do atleta, monitorando seu nível de hidratação. De acordo com o desenvolvedor, o sistema que utiliza ondas de luz do tipo Near Infrared (NIR) é entre 8 a 10 vezes mais preciso que os atuais monitores de hidratação disponíveis no mercado.

Antes de ser lançado comercialmente no mercado, o dispositivo foi testado em mais de 250 atletas e se mostrou tão ou mais preciso que exames de urina, peso corporal e de sangue. O mesmo sensor permite ainda o monitoramento cardíaco com uma incrível precisão de 2,7 bpm, se comparado a diferença de cerca de 14 bpm da maioria dos monitores cardíacos disponíveis no mercado.

As informações disponibilizadas podem ser conferidas diretamente através de sua pequena tela OLED ou mais detalhadamente no smartphone do utilizador, via Bluetooth LE.

LVL

Segundo Freckleton, o LVL possui a autonomia de até quatro dias de uso ininterrupto, monitorando o nível de hidratação, cardíaco de de sono. O equipamento é resistente a água e pode ser completamente recarregados em até duas horas de carga, via USB. O aplicativo é disponibilizado para os sistemas operacionais iOS e Android e seu código é aberto, o que significa que desenvolvedores poderão utilizar o equipamento para seus próprios aplicativos.

Para viabilizar a produção em escala comercial, Freckleton está fazendo uso do financiamento coletivo proporcionado pelo site de crowdfunding Kickstarter, onde o LVL poderá ser adquirido em regima de pré-venda por 99 dólares

Fonte: OneLVL.com

error: Textos, fotos, artes e vídeos do site MTB Brasília estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não reproduza o conteúdo do jornal em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização